EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E PANDEMIA: NOVAS DEMANDAS PARA O ESTADO
Résumé
O ano de 2020 tem escancarado diversos problemas sociais dentre eles destacamos a questão da Educação no que tange à substantividade da relação entre Direitos Humanos e Educação, sobretudo os desafios colocados sobre o sistema educacional a partir da pandemia. Todavia, este tema não pode estar descolado do entendimento do papel do Estado, enquanto formulador de políticas públicas capazes de aumentar a qualidade da Educação seja por meio de investimento, de infraestrutura, de salários dignos aos professores, de uma qualificação continuada a esses docentes e a equipe diretiva das escolas. Para discutir sobre estes pontos realizamos uma pesquisa de caráter exploratório, a partir da aplicação de questionários e análise documental em uma escola pública e periférica da Grande Porto Alegre, a fim de entender a realidade da escola pública e os desafios colocados às políticas públicas pela atual pandemia.
Références
CARIDE GOMEZ, José Antonio. Los derechos humanos en las políticas educativas In.: CARIDE GOMEZ, José Antonio (coord.). Los derechos humanos en la educación y la cultura: Del discurso político a las prácticas educativas. Rosário, Argentina: Homo Sapiens Ediciones, 2009, p. 27-72.
CHAUÍ, Marilena; SANTOS, Boaventura de Sousa. Direitos humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013.
FRASER, Nancy. A justiça social na globalização: Redistribuição, reconhecimento e participação. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, Outubro 2002: 7-20. Disponível em: http://www.ces.fe.uc.pt/publicacoes/rccs/artigos/63/RCCS63-Nancy%20Fraser-007-020.pdf. Acesso em: 24 ago. 2013.
FREITAS, André Ricardo Ribas; NAPIMOGA, Marcelo; DONALISIO, Maria Rita. Análise da gravidade da pandemia de Covid-19. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 29, n. 2, e2020119, 2020 . Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222020000200900 Acesso em: 02 mai. 2020.
HAYASHI, Carmino; SOEIRA, Fernando dos Santos; CUSTÓDIO, Fernanda Rodrigues. Análise sobre as Políticas Públicas na Educação a Distância no Brasil. In: Research, Society and Development, v. 9, n.1, ISSN 2525-3409, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/Acer/Downloads/1667-7794-1-PB.pdf Acesso em: 14 mai. 2020.
HÖFLING, ELOISA DE. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, v. 21, n. 55, p. 30-41, 2001.
IBGE, 2019. Síntese dos indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. 2019 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro: IBGE, 2019.
KUBOTA, Luis Claudio. O peso do passado no futuro do trabalho: a transmissão intergeracional de letramento. IPEA, Nota Técnica 54, Nov/2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/191122_nt_54_diset.pdf. Acesso em: 16 jul. 2020.
MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
MULLER, P; SUREL, I. Análise das políticas públicas. Pelotas, EDUCAT, 2002.
PIRES, Luiza Nassif; CARVALHO, Laura; XAVIER, Laura de Lima. COVID-19 e desigualdade: a distribuição dos fatores de risco no Brasil. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340452851_COVID-19_e_Desigualdade_no_Brasil. Acesso em: 02 mai. 2020.
SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma. A cidadania ativa e sua relação com a educação em direitos humanos. RBPAE, v. 27, n 1, p. 13-24, jan/ar. 2011.
TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. Rio de Janeiro: DP & A, 2000.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookmann, 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).