EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E PANDEMIA: NOVAS DEMANDAS PARA O ESTADO
Abstract
O ano de 2020 tem escancarado diversos problemas sociais dentre eles destacamos a questão da Educação no que tange à substantividade da relação entre Direitos Humanos e Educação, sobretudo os desafios colocados sobre o sistema educacional a partir da pandemia. Todavia, este tema não pode estar descolado do entendimento do papel do Estado, enquanto formulador de políticas públicas capazes de aumentar a qualidade da Educação seja por meio de investimento, de infraestrutura, de salários dignos aos professores, de uma qualificação continuada a esses docentes e a equipe diretiva das escolas. Para discutir sobre estes pontos realizamos uma pesquisa de caráter exploratório, a partir da aplicação de questionários e análise documental em uma escola pública e periférica da Grande Porto Alegre, a fim de entender a realidade da escola pública e os desafios colocados às políticas públicas pela atual pandemia.
References
CARIDE GOMEZ, José Antonio. Los derechos humanos en las políticas educativas In.: CARIDE GOMEZ, José Antonio (coord.). Los derechos humanos en la educación y la cultura: Del discurso político a las prácticas educativas. Rosário, Argentina: Homo Sapiens Ediciones, 2009, p. 27-72.
CHAUÍ, Marilena; SANTOS, Boaventura de Sousa. Direitos humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013.
FRASER, Nancy. A justiça social na globalização: Redistribuição, reconhecimento e participação. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, Outubro 2002: 7-20. Disponível em: http://www.ces.fe.uc.pt/publicacoes/rccs/artigos/63/RCCS63-Nancy%20Fraser-007-020.pdf. Acesso em: 24 ago. 2013.
FREITAS, André Ricardo Ribas; NAPIMOGA, Marcelo; DONALISIO, Maria Rita. Análise da gravidade da pandemia de Covid-19. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 29, n. 2, e2020119, 2020 . Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222020000200900 Acesso em: 02 mai. 2020.
HAYASHI, Carmino; SOEIRA, Fernando dos Santos; CUSTÓDIO, Fernanda Rodrigues. Análise sobre as Políticas Públicas na Educação a Distância no Brasil. In: Research, Society and Development, v. 9, n.1, ISSN 2525-3409, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/Acer/Downloads/1667-7794-1-PB.pdf Acesso em: 14 mai. 2020.
HÖFLING, ELOISA DE. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, v. 21, n. 55, p. 30-41, 2001.
IBGE, 2019. Síntese dos indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. 2019 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro: IBGE, 2019.
KUBOTA, Luis Claudio. O peso do passado no futuro do trabalho: a transmissão intergeracional de letramento. IPEA, Nota Técnica 54, Nov/2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/191122_nt_54_diset.pdf. Acesso em: 16 jul. 2020.
MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
MULLER, P; SUREL, I. Análise das políticas públicas. Pelotas, EDUCAT, 2002.
PIRES, Luiza Nassif; CARVALHO, Laura; XAVIER, Laura de Lima. COVID-19 e desigualdade: a distribuição dos fatores de risco no Brasil. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340452851_COVID-19_e_Desigualdade_no_Brasil. Acesso em: 02 mai. 2020.
SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma. A cidadania ativa e sua relação com a educação em direitos humanos. RBPAE, v. 27, n 1, p. 13-24, jan/ar. 2011.
TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. Rio de Janeiro: DP & A, 2000.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookmann, 2010.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).