EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E PANDEMIA: NOVAS DEMANDAS PARA O ESTADO

Palavras-chave: Escola. Trabalho remoto. Políticas Públicas. Cidadania.

Resumo

O ano de 2020 tem escancarado diversos problemas sociais dentre eles destacamos a questão da Educação no que tange à substantividade da relação entre Direitos Humanos e Educação, sobretudo os desafios colocados sobre o sistema educacional a partir da pandemia. Todavia, este tema não pode estar descolado do entendimento do papel do Estado, enquanto formulador de políticas públicas capazes de aumentar a qualidade da Educação seja por meio de investimento, de infraestrutura, de salários dignos aos professores, de uma qualificação continuada a esses docentes e a equipe diretiva das escolas. Para discutir sobre estes pontos realizamos uma pesquisa de caráter exploratório, a partir da aplicação de questionários e análise documental em uma escola pública e periférica da Grande Porto Alegre, a fim de entender a realidade da escola pública e os desafios colocados às políticas públicas pela atual pandemia.

Biografia do Autor

Alexandre Silva Silva Virginio, UFRGS

Doutor em Sociologia/UFRGS e Professor do Departamento de Sociologia/UFRGS.

Jenifer Dias Ramos, PUC - RS

Mestra em Zoologia/PUCRS. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade/PUCRS

Débora da Silva Olivo, UFPEL

Mestra em Letras - PUCRS. Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/UFPEL.

Camila Bitencourt Martins, UFRGS

Licenciada em Ciências Sociais/UFRGS. Graduanda em Ciências Sociais/UFRGS

Referências

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Publicado
2020-12-15