CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA O TRABALHO COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
Résumé
Este trabalho trata-se de uma pesquisa de campo, quantitativa e descritiva que utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados e que foi aplicado à 61 professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RME-BH). Para tal, teve como objetivos específicos descrever o perfil dos professores de Ciências da RME-BH; listar as atividades realizadas pelos docentes, na trajetória acadêmica e/ou na vida profissional, relativas à capacitação para o trabalho com estudantes deficientes e identificar, na perspectiva dos docentes, quão preparados se percebem para trabalhar com estudantes com deficiência. Após coleta e análise de dados verificou-se que a oferta de disciplinas relacionadas à temática nos cursos de ciências biológicas ainda é bem tímida, bem como a capacitação em serviço desses professores. Além disso, 83% dos professores declarou não se sentir capacitado para trabalhar com estudantes com deficiência.
Références
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Decreto Legislativo Nº 6.949, de 25 de agosto de 2009 - Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em planalto.gov.br/ipcd/assuntos/legislação. Acesso em 08 de abr. 2018.
BRASIL. Lei 13.146, de 06 de julho de 2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/ Lei/L13146.htm. Acesso em 02 de abr. 2018.
CONVENÇÃO ONU: Os direitos da pessoa com deficiência. Disponível em: acessibilidade.net/convencao.php. Acesso realizado em 10 abr. 2018.
DICHER, Marilu; TREVISAN, Elisaide. A Jornada Histórica da Pessoa com Deficiência: Inclusão como exercício do direito à dignidade da pessoa humana. São Paulo: SP, 2013.
GARCIA, Vinicius ; Brasil Debates: Avanços e desafios das políticas para pessoas com deficiência. Disponível em:pessoas-com-deficiencia/. Acesso em 08 de abr. 2018.
GIL, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo- Atlas S.A, 2010.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em https://censo2010.ibge.gov.br/materiais/guia-do-censo/apresentacao.html. Acesso em 14 de abr. 2018.
MIRANDA, Luís; ORTEGA, Lenise. Inclusão: As Políticas Públicas na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Belo Horizonte: MG. 2008.
ONU. Ministério da Educação e Ciência da Espanha. Declaração de Salamanca: e enquadramento da ação na área das necessidades especiais. Salamanca: Espanha, 1994.
PIMENTEL, Susana. Organizadores: Therezinha Miranda e Teófilo Galvão Filho. O Professor e a Educação Inclusiva - formação, práticas e lugares. Ed. EDUFBA - BA: Salvador, 2012.
PINHEIRO, Ana Paula Rocha. Formação de professores para inclusão de pessoas com necessidades especiais: o caso de cursos de licenciatura da UFRB. 2010. Monografia - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Amargosa/BA, 2010.
PUC. Consulta de currículo do curso de Ciências Biológicas. Disponível em www.pucminas.br. Acesso em 20/05/2018.
SANTOS, Glauber Eduardo. Cálculo amostral: calculadora on-line. Disponível em:
UFMG. Consulta de currículo do curso de Ciências Biológicas. Disponível em www.ufmg.br.Acesso em 20/05/2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).