CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA O TRABALHO COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
Abstract
Este trabalho trata-se de uma pesquisa de campo, quantitativa e descritiva que utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados e que foi aplicado à 61 professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RME-BH). Para tal, teve como objetivos específicos descrever o perfil dos professores de Ciências da RME-BH; listar as atividades realizadas pelos docentes, na trajetória acadêmica e/ou na vida profissional, relativas à capacitação para o trabalho com estudantes deficientes e identificar, na perspectiva dos docentes, quão preparados se percebem para trabalhar com estudantes com deficiência. Após coleta e análise de dados verificou-se que a oferta de disciplinas relacionadas à temática nos cursos de ciências biológicas ainda é bem tímida, bem como a capacitação em serviço desses professores. Além disso, 83% dos professores declarou não se sentir capacitado para trabalhar com estudantes com deficiência.
References
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Decreto Legislativo Nº 6.949, de 25 de agosto de 2009 - Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em planalto.gov.br/ipcd/assuntos/legislação. Acesso em 08 de abr. 2018.
BRASIL. Lei 13.146, de 06 de julho de 2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/ Lei/L13146.htm. Acesso em 02 de abr. 2018.
CONVENÇÃO ONU: Os direitos da pessoa com deficiência. Disponível em: acessibilidade.net/convencao.php. Acesso realizado em 10 abr. 2018.
DICHER, Marilu; TREVISAN, Elisaide. A Jornada Histórica da Pessoa com Deficiência: Inclusão como exercício do direito à dignidade da pessoa humana. São Paulo: SP, 2013.
GARCIA, Vinicius ; Brasil Debates: Avanços e desafios das políticas para pessoas com deficiência. Disponível em:pessoas-com-deficiencia/. Acesso em 08 de abr. 2018.
GIL, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo- Atlas S.A, 2010.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em https://censo2010.ibge.gov.br/materiais/guia-do-censo/apresentacao.html. Acesso em 14 de abr. 2018.
MIRANDA, Luís; ORTEGA, Lenise. Inclusão: As Políticas Públicas na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Belo Horizonte: MG. 2008.
ONU. Ministério da Educação e Ciência da Espanha. Declaração de Salamanca: e enquadramento da ação na área das necessidades especiais. Salamanca: Espanha, 1994.
PIMENTEL, Susana. Organizadores: Therezinha Miranda e Teófilo Galvão Filho. O Professor e a Educação Inclusiva - formação, práticas e lugares. Ed. EDUFBA - BA: Salvador, 2012.
PINHEIRO, Ana Paula Rocha. Formação de professores para inclusão de pessoas com necessidades especiais: o caso de cursos de licenciatura da UFRB. 2010. Monografia - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Amargosa/BA, 2010.
PUC. Consulta de currículo do curso de Ciências Biológicas. Disponível em www.pucminas.br. Acesso em 20/05/2018.
SANTOS, Glauber Eduardo. Cálculo amostral: calculadora on-line. Disponível em:
UFMG. Consulta de currículo do curso de Ciências Biológicas. Disponível em www.ufmg.br.Acesso em 20/05/2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).