PROBLEMATIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS FORMATIVOS A PROFESSORES NÃO LICENCIADOS EM INÍCIO DE CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Résumé

O presente estudo trata da temática da formação dos professores, com o objetivo de problematizar o cenário de desenvolvimento profissional de professores não licenciados e iniciantes na Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, por meio de uma abordagem metodológica documental e bibliográfica, aborda: a) um levantamento inicial das conjunturas políticas e práticas que tratam da formação continuada e do desenvolvimento profissional docente – singularizado ao grupo de professores estudado – numa concepção macro nacional; b) a elaboração de um sustentáculo teórico acerca da relevância de pensar a indução profissional docente a esse mesmo conjunto de professores. Conclui-se que existe um vácuo nas normativas federais e uma terceirização da responsabilidade deste tipo de formação dos professores às Instituições da Rede Federal, que não materializam programas ou propostas formativas de reconhecimento nacional que atentem à especificidade do grupo de professores abordado neste estudo.

Bibliographies de l'auteur

Matheus de Vasconcelos Arraes, Instituto Federal de Pernambuco

Mestrando em Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Olinda, Pernambuco, Brasil. 

Efraim Menezes de Lima Costa, Instituto Federal do Amazonas

Mestrando em Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Manaus, Amazonas, Brasil. 

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutorado   em   Educação.   Professora   no   Instituto   Federal   de   Educação, Ciência   e Tecnologia   do Rio Grande do Sul (IFRS), Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutorado   em   Educação.   Professor   no   Instituto   Federal   de   Educação, Ciência   e Tecnologia   do   Rio   Grande   do   Sul (IFRS), Sertão, Rio   Grande   do   Sul, Brasil. 

Références

ALARCÃO, Isabel; ROLDÃO, Maria do Céu. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano de indução. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 6, n. 11, p. 109-126, 31 dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2020.

ALMEIDA, Marta Mateus et al. Atuar na indução de professores: Que implicações para os diretores escolares portugueses? Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 31, n. 2, p. 196-214, dez. 2018.

BARROS, Rejane Bezerra; RAMALHO, Betania Leite; VIANA, Isabel Maria Torre Carvalho. Formação docente e desenvolvimento profissional: necessidades formativas de professores bacharéis na Educação Profissional e Tecnológica. Anais do Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2017, Anais eletrônicos. Campinas, Galoá, 2017. Disponível em: Acesso em: 09 mar. 2020.

BARROS, Rejane Bezerra. Formação e docência de professores bacharéis na educação profissional e tecnológica: uma interface dialógica e emancipatória. 2016. 337f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRN, Natal, RN, 2016.

BRASIL. Lei 8.112 de 1990. Dispõe sobre o Regime Jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em . Acesso em: 05 jun. 2020.

BRASIL. Resolução nº 2, de 26 de junho de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. 1997. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp002_97.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm Acesso em: 09 jul. 2020.

BRASIL. Lei nº 12.772 de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior. 2012. Disponível em: Acesso em: 04 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n. 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: MEC, 2012a. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2020.

BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 10 jul. 2020.

BRASIL. Decreto 8.752 de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. 2016. Disponível em: Acesso em: 07 jun. 2020.

BRASIL. Catálogo nacional de cursos técnicos. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2017-pdf/77451-cnct-3a-edicao-pdf-1/file. Acesso em: 08 jul. 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 10 jul. 2020.

BRASIL. Decreto 9.991 de 2019. Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional. 2019a. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2020.

CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antonio. Formando Formadores: programas de pós-graduação em rede na área de ensino. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, n. 18, fev. 2020. Disponível em: . Acesso em: 11 jul de 2020.

CARNIELLI, Beatrice Laura; GOMES, Candido Alberto; CAPANEMA, Clélia. O magistério da educação profissional: vencendo o dualismo histórico. Revista Educação Profissional: Ciência e Tecnologia. v. 2, n. 2, p. 221-229. jan./jun. 2008. Disponível em: . Acesso em: 08 jul 2020.

COLÉGIO PEDRO II. Programa de Residência Docente no Colégio Pedro II. 2012. Disponível em: Acesso em: 05 jun. 2020

COSTA, Maria Adélia. Políticas de formação de professores para a educação profissional: realidade ou utopia? 1. ed. Curitiba –PR: Appris, 2016.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 39, n. 1, p. 79-89, dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2020

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí. 2013.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. (Org.). Vidas de professores. Lisboa: Porto, 1992. p. 31-61.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

IFES - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO. Anexo do Regulamento do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. 2018. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2020.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2019. Disponível em . Acesso em: 13 jul 2020.

KUENZER, Acácia Zeneida; FRANCO, Maria Ciavatta; MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC/INEP, 2006.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a Educação Profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1. Brasília: MEC, SETEC, 2008, p. 8-22.

MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p.109-131, ago/dez, 2009.

MIRA, Marilia Marques; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Programas de Inserção Profissional para Professores Iniciantes: revisão sistemática. Formação Docente – Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente, v. 7, n. 13, p. 85-98, 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 dez 2019.

MIRA, Marilia Marques. Inserção profissional docente: sistematização de princípios e indicadores. 2018. 246f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC-PR, Curitiba, PR, 2018.

MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. 1. ed. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.

OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Mudanças no mundo do trabalho: Acertos e desacertos na proposta curricular para o Ensino Médio (Resolução CNE 03/98). Diferenças entre formação técnica e formação tecnológica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 70, abr. 2000.

OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Formação de professores para educação profissional. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancela; VIEIRA, Livia Maria Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CD-ROM.

PAIVA, Samara Yontei de. Início da carreira e saberes da docência na Educação Profissional e Tecnológica. 2017. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, RN, 2017. Acesso em: 05 maio 2020.

PENA, Geralda Aparecida de Carvalho. Prática docente na educação profissional e tecnológica: os conhecimentos que subsidiam os professores de cursos técnicos. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 09, n. 15, p. 79-94, ago./dez. 2016. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/142/130. Acesso em: 09 jul. 2020.

PRÍNCEPE, Lisandra; ANDRÉ, Marli. Condições de trabalho na fase de indução profissional dos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n.1, p. 60-80, 2019. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2020.

PONTE, João Pedro et al. O início da carreira profissional de professores de Matemática e Ciências. Revista de Educação, Lisboa, v. 10, n. 1 p. 31- 46. 2001. Disponível em: . Acesso em: 20 nov 2019.
RABELO, Amanda Oliveira. Análise comparada da indução profissional como apoio ao docente iniciante. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 81-96, jan./abr. 2019. Disponível em: . Acesso em: 10 dez 2019.

RABELO, Amanda Oliveira; MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Indução Profissional: desafios e experiências entre formação e profissão docente. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 5-22, jan./abr. 2019. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2019.

RODRIGUES, Iaponira da Silva; SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Percurso Histórico da Formação de Professores para a Educação Profissional no Brasil (Séculos XX-XXI). Anais do III Colóquio Nacional a Produção do Conhecimento em Educação Profissional, 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2020.

SILVA, Priscila Tiziana Seabra Marques da; SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Docência no ensino médio integrado: compromisso com as demandas do mercado ou com a formação humana integral? Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 7, n. 1, p. 09-20, abr. 2020.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. 3. ed. Campinas(SP): Papirus, 2003.

WIEBUSCH, Eloisa Maria. Professores iniciantes na educação profissional e tecnológica: o silêncio no banco de teses da capes nos anos de 2011 e 2012. Criar Educação, Criciúma, v. 6, n. 1, 2016.

WIEBUSCH, Eloisa Maria. Estreantes no Ofício de ensinar na educação profissional e tecnológica. 2019. 259f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2019.
Publiée
2021-08-10