PROBLEMATIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS FORMATIVOS A PROFESSORES NÃO LICENCIADOS EM INÍCIO DE CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Abstract
O presente estudo trata da temática da formação dos professores, com o objetivo de problematizar o cenário de desenvolvimento profissional de professores não licenciados e iniciantes na Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, por meio de uma abordagem metodológica documental e bibliográfica, aborda: a) um levantamento inicial das conjunturas políticas e práticas que tratam da formação continuada e do desenvolvimento profissional docente – singularizado ao grupo de professores estudado – numa concepção macro nacional; b) a elaboração de um sustentáculo teórico acerca da relevância de pensar a indução profissional docente a esse mesmo conjunto de professores. Conclui-se que existe um vácuo nas normativas federais e uma terceirização da responsabilidade deste tipo de formação dos professores às Instituições da Rede Federal, que não materializam programas ou propostas formativas de reconhecimento nacional que atentem à especificidade do grupo de professores abordado neste estudo.
References
ALMEIDA, Marta Mateus et al. Atuar na indução de professores: Que implicações para os diretores escolares portugueses? Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 31, n. 2, p. 196-214, dez. 2018.
BARROS, Rejane Bezerra; RAMALHO, Betania Leite; VIANA, Isabel Maria Torre Carvalho. Formação docente e desenvolvimento profissional: necessidades formativas de professores bacharéis na Educação Profissional e Tecnológica. Anais do Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2017, Anais eletrônicos. Campinas, Galoá, 2017. Disponível em:
BARROS, Rejane Bezerra. Formação e docência de professores bacharéis na educação profissional e tecnológica: uma interface dialógica e emancipatória. 2016. 337f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRN, Natal, RN, 2016.
BRASIL. Lei 8.112 de 1990. Dispõe sobre o Regime Jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Disponível em:
BRASIL. Lei nº 9.394 de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em
BRASIL. Resolução nº 2, de 26 de junho de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. 1997. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp002_97.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm Acesso em: 09 jul. 2020.
BRASIL. Lei nº 12.772 de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior. 2012. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n. 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: MEC, 2012a. Disponível em:
BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 10 jul. 2020.
BRASIL. Decreto 8.752 de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. 2016. Disponível em:
BRASIL. Catálogo nacional de cursos técnicos. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2017-pdf/77451-cnct-3a-edicao-pdf-1/file. Acesso em: 08 jul. 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 10 jul. 2020.
BRASIL. Decreto 9.991 de 2019. Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional. 2019a. Disponível em:
CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antonio. Formando Formadores: programas de pós-graduação em rede na área de ensino. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, n. 18, fev. 2020. Disponível em:
CARNIELLI, Beatrice Laura; GOMES, Candido Alberto; CAPANEMA, Clélia. O magistério da educação profissional: vencendo o dualismo histórico. Revista Educação Profissional: Ciência e Tecnologia. v. 2, n. 2, p. 221-229. jan./jun. 2008. Disponível em:
COLÉGIO PEDRO II. Programa de Residência Docente no Colégio Pedro II. 2012. Disponível em:
COSTA, Maria Adélia. Políticas de formação de professores para a educação profissional: realidade ou utopia? 1. ed. Curitiba –PR: Appris, 2016.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 39, n. 1, p. 79-89, dez. 2016. Disponível em:
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí. 2013.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. (Org.). Vidas de professores. Lisboa: Porto, 1992. p. 31-61.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
IFES - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO. Anexo do Regulamento do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. 2018. Disponível em:
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2019. Disponível em
KUENZER, Acácia Zeneida; FRANCO, Maria Ciavatta; MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC/INEP, 2006.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a Educação Profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1. Brasília: MEC, SETEC, 2008, p. 8-22.
MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p.109-131, ago/dez, 2009.
MIRA, Marilia Marques; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Programas de Inserção Profissional para Professores Iniciantes: revisão sistemática. Formação Docente – Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente, v. 7, n. 13, p. 85-98, 2015. Disponível em:
MIRA, Marilia Marques. Inserção profissional docente: sistematização de princípios e indicadores. 2018. 246f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC-PR, Curitiba, PR, 2018.
MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. 1. ed. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.
OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Mudanças no mundo do trabalho: Acertos e desacertos na proposta curricular para o Ensino Médio (Resolução CNE 03/98). Diferenças entre formação técnica e formação tecnológica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 70, abr. 2000.
OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Formação de professores para educação profissional. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancela; VIEIRA, Livia Maria Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CD-ROM.
PAIVA, Samara Yontei de. Início da carreira e saberes da docência na Educação Profissional e Tecnológica. 2017. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, RN, 2017. Acesso em: 05 maio 2020.
PENA, Geralda Aparecida de Carvalho. Prática docente na educação profissional e tecnológica: os conhecimentos que subsidiam os professores de cursos técnicos. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 09, n. 15, p. 79-94, ago./dez. 2016. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/142/130. Acesso em: 09 jul. 2020.
PRÍNCEPE, Lisandra; ANDRÉ, Marli. Condições de trabalho na fase de indução profissional dos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n.1, p. 60-80, 2019. Disponível em:
PONTE, João Pedro et al. O início da carreira profissional de professores de Matemática e Ciências. Revista de Educação, Lisboa, v. 10, n. 1 p. 31- 46. 2001. Disponível em:
RABELO, Amanda Oliveira. Análise comparada da indução profissional como apoio ao docente iniciante. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 81-96, jan./abr. 2019. Disponível em:
RABELO, Amanda Oliveira; MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Indução Profissional: desafios e experiências entre formação e profissão docente. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 5-22, jan./abr. 2019. Disponível em:
RODRIGUES, Iaponira da Silva; SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Percurso Histórico da Formação de Professores para a Educação Profissional no Brasil (Séculos XX-XXI). Anais do III Colóquio Nacional a Produção do Conhecimento em Educação Profissional, 2015. Disponível em:
SILVA, Priscila Tiziana Seabra Marques da; SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Docência no ensino médio integrado: compromisso com as demandas do mercado ou com a formação humana integral? Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 7, n. 1, p. 09-20, abr. 2020.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. 3. ed. Campinas(SP): Papirus, 2003.
WIEBUSCH, Eloisa Maria. Professores iniciantes na educação profissional e tecnológica: o silêncio no banco de teses da capes nos anos de 2011 e 2012. Criar Educação, Criciúma, v. 6, n. 1, 2016.
WIEBUSCH, Eloisa Maria. Estreantes no Ofício de ensinar na educação profissional e tecnológica. 2019. 259f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).