A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR SOB A COORDENAÇÃO FEDERATIVA: CRÍTICA À PROPOSTA E ÀS FORMAS DE INDUÇÃO

Résumé

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem pautado a agenda da política educacional no Brasil. Neste artigo, analisamos a BNCC em interface com a coordenação federativa, questionando o modelo e os limites da indução e da implementação da política ante a intenção de alinhar os currículos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, utiliza como procedimento metodológico a análise de documentos norteadores da BNCC, tensionando os elementos propostos com iniciativas já existentes, como as avaliações em larga escala. Os resultados evidenciam que a BNCC é produto de disputas políticas que concebem um modelo utilitarista de educação, ao tempo em que o governo federal, exercendo papel de indutor, utiliza de normas para buscar regular as instituições.

Bibliographies de l'auteur

Anderson Gonçalves Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

Brena Kecia Andrade de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

Claudia Maria Sales Mendes, Universidade do Minho (UMinho - Portugal)

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UMinho - Portugal). Professora da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc).

Meyre-Ester Barbosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publiée
2022-06-24