EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO JARDIM DE INFÂNCIA. ENTRE A PERIFERALIDADE E A CENTRALIDADE

Palavras-chave: Brincar ao “faz de conta”. Educação artística. Educação de infância. Jardim de infância.

Resumo

Analisando o brincar ao “faz de conta” no jardim de infância, partindo de uma metodologia qualitativa, centrada na análise documental e na observação, focamo-nos em duas dimensões de análise: uma de contexto de produção legislativa, caraterizando o trajeto legislativo da Educação Artística, com especial incidência nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997 e 2016); e outra, de contexto de práticas pedagógicas, analisando as conceções e as práticas de duas educadoras em relação ao brincar ao “faz de conta”, a partir do recurso a descrições etnográficas observadas em duas salas de um jardim de infância público situado em Portugal. O retrato contraposto, ao analisarem-se as duas práticas pedagógicas em função do lugar da Educação Artística e do brincar das crianças nessas mesmas práticas, ora de manifesta periferalidade, ora de manifesta centralidade, é convocado para discutir a necessidade de fazer um debate crítico sobre o brincar ao faz de conta na Educação de Infância.

Biografia do Autor

Carla Pires Antunes, Instituto de Educação - Universidade do Minho

Doutorada em Estudos da Criança, na Área de Especialização de Educação Dramática, pela Universidade do Minho e investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). É Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, na área de Educação e Expressão Dramática/Teatro, no Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física. É Licenciada em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e Licenciada em Teatro - Formação de Atores, pela Escola Superior de Teatro do Conservatório Nacional de Lisboa.

Catarina Tomás, Escola Superior de Educação de Lisboa e CICS.NOVA FCSH NOVA

Sociológa. Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal. Investigadora do CICS.NOVA FCSH NOVA.

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Publicado
2021-05-04