“VER-O-FREGUÊS”: O PERFIL SOCIOECONÔMICO DO CONSUMIDOR DE PEIXE DO MERCADO DE FERRO, VER-O-PESO, BELÉM (PA)

Résumé

Este trabalho teve como objetivo “ver-o-freguês”, isto é, conhecer o perfil socioeconômico do consumidor de peixe no Mercado de Peixe do Complexo do Ver-o-Peso, em Belém (PA), bem como as possíveis diferenças e semelhanças de perfil de compra entre homens e mulheres. Para tanto, partindo de uma abordagem qualitativa e quantitativa, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um formulário junto a cem (100) consumidores de pescados que frequentaram o Mercado no período da pesquisa. Os resultados obtidos revelaram que os aspectos do perfil socioeconômico podem ser fatores limitantes e/ou facilitadores do consumo de peixe, tendo em vista que: 1) as mulheres são quem comumente fazem a compra do pescado, 2) a idade pode influenciar, pois os mais velhos são normalmente quem conhecem as espécies de peixe, 3) o nível de instrução pode determinar em qual local comprar ao se levar em consideração conhecimentos técnicos da formação superior, por exemplo, 4) a renda média mensal e 5) a frequência de consumo são outros dois fatores que podem limitar ou incentivar a compra de pescados.

Bibliographies de l'auteur

Tales Vandré Lopes Alho, Universidade Federal Rural do Pará (UFRA)

Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). 

Matheus Yuri de Oliveira Rosa, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Graduando em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus V - Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). Atuou como extensionista no Projeto de extensão Avaliação da frequência de consumo de pescado e derivados por adolescentes de escolas públicas da cidade de Marabá-PA. Atua como Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PIBIC/CNPq (2019-2020). Desenvolve pesquisas nas áreas de Controle de Qualidade, Segurança Alimentar e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atua como revisor de normas de trabalhos acadêmicos.

Ana Paula Melo de Morais, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestranda em Planejamento do Desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), pertencente ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduação em Bacharelado em Turismo pela UFPA.

Flavio Henrique Souza Lobato, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando em Planejamento do Desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), pertencente ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela UFPA (2019). Possui Graduação em Bacharelado em Turismo pela UFPA (2016), com período sanduíche na Universidade de Coimbra (UC), no curso de Licenciatura em Turismo, Lazer e Patrimônio (2015), como Bolsista de intercâmbio internacional do Programa Santander Universidades Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação (2014). Atuou como Bolsista do Programa Nacional de Extensão Universitária - PROEXT/MEC (2013) e como Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PIBIC/CNPq (2013-2014 | 2014-2015) e da Universidade Federal do Pará - PIBIC/UFPA (2015-2016). Faz parte dos Grupos de Pesquisa em Ecologia Humana, Natureza e Populações Amazônicas (EHNAPAM), em Lazer, Ambiente e Sociedade (GPLAS) e em Saúde, Sociedade e Ambiente (GPSSA). Tem experiência em pesquisa com Comunidades, Mercados e Feiras Populares, Viagem, Lazer, Turismo, Segmentação de Mercado, Turismo de concursos públicos e Eventos. Atua como consultor e orientador de trabalhos de conclusão de curso e revisor das normas da ABNT de trabalhos acadêmicos.

Références

ALVES, E. M. P. et al. Aspectos higiênicos–sanitários das instalações do mercado ver-o-peso e avaliação da temperatura dos peixes comercializados. Revista Eletrônica da FAINOR, Vitória da Conquista, v. 10, n. 2, p. 25-43, 2017.

BRABO, M. C. et. al. Cenário atual da produção de pescado no mundo, no Brasil e no estado do Pará: ênfase na aquicultura. Acta of Fisheries and Aquatic Resources, Sergipe, v. 4, n. 2, p. 50-58, 2016.

COSTA, T. V. D. et al. Aspectos do consumo e comércio de pescado em Parintins. Boletim do Instituto de Pesca, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 63-75, 2013.

CRUZ, C. F.; MESQUITA, F. J. D.; SARQUIS, G. B. (org.). Mercado de Ferro: restauração e conservação 2010/2015. Belém: IPHAN, 2015.

FAOSTAT. Evolução do consumo de pescado per capita no Brasil. 2016. Disponível em

http://faostat.fao.org/beta/en/#data/CL/visualize. Acesso em: 30 set. 2019.

FIGUEIRO, R. C. M.; SOUSA, J. M.; CASTRO, E. M. Fatores que influenciam na decisão de compra de pescado mercado de peixe de Bragança, PA. Revista Brasileira Engenharia de Pesca, São Luís, v. 7, p. 60-72, 2014.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS. The state of world fisheries and aquaculture. Roma: FAO, 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), 2008-2009. Brasília, DF: IBGE, 2013.

JESUS, D. V.; SOUZA, R. T. Y. B.; OLIVEIRA, S. R. Consumo de pescado pela população de São Gabriel da Cachoeira-AM. Revista de Educação Ciência e Tecnologia do IFAM, Manaus, v. 8, n. 1, p. 15-27, 2014.

LEANDRO, S. V. et al. Perfil de consumo e do consumidor de peixe do município de Sinop, Mato Grosso. Revista Agroecossistemas, Belém, v. 10, n. 1, p. 73-98, 2018.

LEITÃO, W. M.; NASCIMENTO, L. T. A. O Mercado e a Santa: o Mercado do Ver-o-Peso e as homenagens dos trabalhadores da pesca à Virgem de Nazaré. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA. 26., 2008. Anais [...] Porto Seguro: ABA, 2008. p. 43-55.

LEITÃO, W. M. Ver-o-Peso: um mercado de coisas boas e belas. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE O COMÉRCIO E CIDADE: UMA RELAÇÃO DE ORIGEM. 2013, 4. Anais [...] Uberlândia: CINCCI, 2013.

LEITÃO, W. M. (org.). Ver-o-Peso: estudos antropológicos no mercado de Belém. Volume 2. Belém: Pakatu Tatu, 2016.

LIMA, M. D. Ver-o-Peso, patrimônio e práticas sociais: uma abordagem etnográfica da feira mais famosa de Belém do Pará. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, 2008.

LOPES, I. G.; OLIVEIRA, R. G. D.; RAMOS, F. M. Perfil do consumo de peixes pela população brasileira. Biota Amazônia, Macapá, v. 6, n. 2, p. 62-65, 2016.

MANGAS, F. P. et al. Caracterização do perfil dos consumidores de peixe no município de Belém, estado do Pará, Brasil. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, Maringá, v. 9, n. 4, p. 839-857, 2016.

OLIVEIRA, N. R. F.; VELA, H. A. G. Escolhas alimentares, decisões culturais: a mulher define o que vai pra mesa. In: FAZENDO GÊNERO - CORPO, VIOLÊNCIA E PODER. 2008, 8. Anais [...] Florianópolis: UFSC, 2008.

PIMENTA, L. G. R. Consumo da carne de peixe: a busca pela saúde versus a busca pelo prazer. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração), Fundação Pedro Leopoldo, 2018.

RIBEIRO, R. C. et al. Avaliação do consumo de peixes no município de Palmas-TO. Boletim de Indústria Animal, Nova Odessa, v. 75, p. 1-11, 2018.

ROSA, M. Y. O. et al. O risco sanitário na comercialização de alimentos em um mercado público da Amazônia: um estudo de caso em Belém (PA). Scientia Plena, Aracaju, v. 15, n. 10, p. 1-7, 2019.

SANTOS, E. L. et al. Perfil do consumo de pescados na cidade de Coruripe, Alagoas. Acta Veterinária Brasílica, Mossoró, v. 9, n. 2, p. 153-159, 2015.

SOUSA, E. et al. Prospecção socioeconômica em feiras livres: o caso do Complexo do Ver-o-Peso, Belém, Pará, Brasil. Revista Espacios, Caracas, v. 38, n. 36, p. 5, 2017.

SOUSA, E. R. O. et al. Resíduos de peixe do Mercado de Ferro, Complexo do Ver-o-Peso, Belém, Pará. Revista Verde, Pombal, v. 14, n. 4, p. 562-570, 2019.

VEIGA, D. F. L. Os Mercados de Belém: um estudo sobre a preservação da arquitetura do ferro. 2007. Dissertação (Mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e do Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2007.

Publiée
2021-11-09
Rubrique
FLUXO CONTÍNUO - Artigos