“VER-O-FREGUÊS”: O PERFIL SOCIOECONÔMICO DO CONSUMIDOR DE PEIXE DO MERCADO DE FERRO, VER-O-PESO, BELÉM (PA)
Abstract
Este trabalho teve como objetivo “ver-o-freguês”, isto é, conhecer o perfil socioeconômico do consumidor de peixe no Mercado de Peixe do Complexo do Ver-o-Peso, em Belém (PA), bem como as possíveis diferenças e semelhanças de perfil de compra entre homens e mulheres. Para tanto, partindo de uma abordagem qualitativa e quantitativa, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um formulário junto a cem (100) consumidores de pescados que frequentaram o Mercado no período da pesquisa. Os resultados obtidos revelaram que os aspectos do perfil socioeconômico podem ser fatores limitantes e/ou facilitadores do consumo de peixe, tendo em vista que: 1) as mulheres são quem comumente fazem a compra do pescado, 2) a idade pode influenciar, pois os mais velhos são normalmente quem conhecem as espécies de peixe, 3) o nível de instrução pode determinar em qual local comprar ao se levar em consideração conhecimentos técnicos da formação superior, por exemplo, 4) a renda média mensal e 5) a frequência de consumo são outros dois fatores que podem limitar ou incentivar a compra de pescados.
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