DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS FUTUROS PROFESSORES DE LI
Résumé
O objetivo deste artigo é discutir como a formação inicial é entendida por futuros professores de língua inglesa e qual a relevância que os professores pesquisados atribuem aos estudos empreendidos durante suas formações iniciais. As questões que envolvem o sujeito e sua subjetividade em relação às práticas desenvolvidas nos processos de formação docente foram discutidas à luz dos estudos da Era Pós-Método, dentre outros. A partir dos resultados encontrados é possível dizer, conforme será discutido a seguir, que os participantes demonstraram preocupações relacionadas aos desafios inerentes à formação teórico-metodológica e ao tempo insuficiente destinado ao aprendizado de questões de ordem procedimental e prática de sala de aula.
Références
CELANI, M. A. A. Questões de ética na pesquisa em linguística aplicada. Linguagem e Ensino. v. 8, n.1, p 101-122, 2005.
KLEIMAN, A.B. O estatuto da Linguística Aplicada: o traçado de um percurso, um rumo para o debate. In: SIGONIRNI, I.; CAVALCANTI, M.C. Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas, Mercado de Letras, 1998, p. 51-80.
KUMARAVADIVELU, B. Toward a Postmethod Pedagogy. Tesol Quartely, Vol 35(4), 2001. p. 537-560. https://doi.org/10.2307/3588427
MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada, Campinas: Mercado de Letras, 2000.
__________________. (Org). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
PESSOA, R. R.. Movimentos críticos de uma prática docente. In: Pessoa, R.R; Silvestre, V.P.V; Monte Mór, W. (Orgs.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. 1ed.São Paulo: Pá de Palavra, 2018, v.1 p. 185-198.
RAJAGOPALAN, K. Social aspects of Pragmatics. In: BROWN, K (Ed.). Encyclopedia of Language & Linguistics, Second Edition, v.11. Oxford: Elsevier, 2006, p. 434-440. https://doi.org/10.1016/B0-08-044854-2/00316-3
SERRANI, S. Transdisciplinaridade e Discurso em Linguística Aplicada. Trabalhos em Linguística Aplicada vol. 16. Campinas, Unicamp, SP, p. 39-46, 1990.
SIGNORINI, I. e CAVALCANTI, M. (Orgs.) Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).