DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS FUTUROS PROFESSORES DE LI
Abstract
O objetivo deste artigo é discutir como a formação inicial é entendida por futuros professores de língua inglesa e qual a relevância que os professores pesquisados atribuem aos estudos empreendidos durante suas formações iniciais. As questões que envolvem o sujeito e sua subjetividade em relação às práticas desenvolvidas nos processos de formação docente foram discutidas à luz dos estudos da Era Pós-Método, dentre outros. A partir dos resultados encontrados é possível dizer, conforme será discutido a seguir, que os participantes demonstraram preocupações relacionadas aos desafios inerentes à formação teórico-metodológica e ao tempo insuficiente destinado ao aprendizado de questões de ordem procedimental e prática de sala de aula.
References
CELANI, M. A. A. Questões de ética na pesquisa em linguística aplicada. Linguagem e Ensino. v. 8, n.1, p 101-122, 2005.
KLEIMAN, A.B. O estatuto da Linguística Aplicada: o traçado de um percurso, um rumo para o debate. In: SIGONIRNI, I.; CAVALCANTI, M.C. Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas, Mercado de Letras, 1998, p. 51-80.
KUMARAVADIVELU, B. Toward a Postmethod Pedagogy. Tesol Quartely, Vol 35(4), 2001. p. 537-560. https://doi.org/10.2307/3588427
MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada, Campinas: Mercado de Letras, 2000.
__________________. (Org). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
PESSOA, R. R.. Movimentos críticos de uma prática docente. In: Pessoa, R.R; Silvestre, V.P.V; Monte Mór, W. (Orgs.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. 1ed.São Paulo: Pá de Palavra, 2018, v.1 p. 185-198.
RAJAGOPALAN, K. Social aspects of Pragmatics. In: BROWN, K (Ed.). Encyclopedia of Language & Linguistics, Second Edition, v.11. Oxford: Elsevier, 2006, p. 434-440. https://doi.org/10.1016/B0-08-044854-2/00316-3
SERRANI, S. Transdisciplinaridade e Discurso em Linguística Aplicada. Trabalhos em Linguística Aplicada vol. 16. Campinas, Unicamp, SP, p. 39-46, 1990.
SIGNORINI, I. e CAVALCANTI, M. (Orgs.) Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).