ÓBICE E PARCIMÔNIA DE PROFESSORES MESTRANDOS EM DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Résumé
Esta investigação como recorte de uma pesquisa de mestrado concluída, visa conhecer as necessidades, dificuldades e perspectivas futuras de professores mestrando em atividades de desenvolvimento profissional do docente em perspectiva do ensino por investigação. Para isso, adotamos uma abordagem qualitativa orientada com entrevista individuais gravadas em áudio e vídeo e transcritas de dois professores mestrandos (PMe1 e PMe2) em educação cientifica. A questão proposta: quais óbices e parcimônias professores mestrandos concebem no desenvolvimento profissional docente, bem como suas perspectivas como professores pesquisadores? Constatou-se através da análise do conteúdo das falas transcritas a existência de contrastes no processo formativo. O primeiro contraste mostra conflitos e angústias diante da aprendizagem investigativa, o segundo contraste aparece quando se revela, em suas reflexões, a necessidade clara de aprendizados significativos para atuação docente e continuidade formativa. É necessário o enfrentamento de situações para o desenvolvimento profissional com posturas investigativas mais consistentes no processo de autoformação e aprendizagem com vista a formação para ser pesquisador.
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