ÓBICE E PARCIMÔNIA DE PROFESSORES MESTRANDOS EM DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Abstract
Esta investigação como recorte de uma pesquisa de mestrado concluída, visa conhecer as necessidades, dificuldades e perspectivas futuras de professores mestrando em atividades de desenvolvimento profissional do docente em perspectiva do ensino por investigação. Para isso, adotamos uma abordagem qualitativa orientada com entrevista individuais gravadas em áudio e vídeo e transcritas de dois professores mestrandos (PMe1 e PMe2) em educação cientifica. A questão proposta: quais óbices e parcimônias professores mestrandos concebem no desenvolvimento profissional docente, bem como suas perspectivas como professores pesquisadores? Constatou-se através da análise do conteúdo das falas transcritas a existência de contrastes no processo formativo. O primeiro contraste mostra conflitos e angústias diante da aprendizagem investigativa, o segundo contraste aparece quando se revela, em suas reflexões, a necessidade clara de aprendizados significativos para atuação docente e continuidade formativa. É necessário o enfrentamento de situações para o desenvolvimento profissional com posturas investigativas mais consistentes no processo de autoformação e aprendizagem com vista a formação para ser pesquisador.
References
ALTARUGIO, M. H.; VILLANI, A. A experiência de uma formadora de professores de química: analisando suas ações e reflexões num curso de educação continuada. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, 2010, p. 595-609.
ALVES, F. C.; FIALHO, L. M. F.; LIMA, M. S. L. Formação em pesquisa para professores da educação básica. Tempos e espaços em educação. v. 11, n. 27, 2018, p. 285-300.
AZEVEDO, M. A. R.; CUNHA, M. I. Formação para a docência no âmbito da pós-graduação na visão dos seus formadores. Educação Unisinos. V.18, n.1, 2014, p. 97-106.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
CARVALHO, A. M P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.) Ensino de Ciências por Investigação: Condições para implementação em sala de aula – São Paulo: Cengage Learning, p. 1-20, 2013.
CARVALHO, A. M P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2011.
FLICK, U. Introdução a pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3ª ed. dados eletrônicos. Porto Alegre. Artmed. 2016.
GATTI, S. R. T.; NARDI, R. Estabelecendo laços de cooperação universidade-escola: uma experiência com a história e a filosofia da ciência na formação de professores. In: GONÇALVES, T. V. O. (Org.) Formação de professores de ciências e matemáticas: desafios do século XXI. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2013.
JONASSEN, D. Designing Constructivist Learning Environments. In: REIGELUTH, C. M. (Ed). Instructional theories and models. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 1998.
MEGIDO, V. F. A metáfora do copo meio cheio, meio vazio. Haward Business. Brasil. 2108. Disponível em: https://hbrbr.uol.com.br/a-metafora-do-copo-meio-cheio-meio-vazio/. Acesso em: 13 abr. 2021.
PAULA JÚNIOR, F. V. Profissionalidade, profissionalização, profissionalismo e formação docente. Scientia. Ano 1, Ed. 01, 2012, p. 1-191.
ROCHA, C. J. T. Ensino da química na perspectiva investigativa em escolas públicas do município de Castanhal-Pará. 2015. 120f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do ABC. Santo André. São Paulo. 2015.
ROCHA, C. J. T. Motivações para o desenvolvimento profissional docente em comunidade com postura investigativa. Interfaces Da Educação, v. 9, 2018, p. 157-183.
SHULMAN, L. Theory, Practice, and the Education of Professional. The Elementary School Journal, v. 98, n. 5, 1998, p. 511-526.
SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In: SANTOS, W. L. P. dos; MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de Química em foco. Ijuí (RS): Unijui, p.231-261, 2010.
TERIGI, F. Desarrollo professional continuo y carrera docente em América Latina. Santiago do Chile: PREAL, Série Documentos de Trabajo, n. 50, 2007.
VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Denise Vaillant, Carlos Marcelo. – 1. Ed. Curitiba: Ed. UFTPR, 2012.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).