EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: UM ESTUDO DIRIGIDO NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EM UMA FACULDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Résumé

A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar como a disciplina Educação Étnico Racial é aplicada pelas instituições de Ensino Superior de São Bernardo do Campo no curso de Engenharia de Produção, como objetivo específico buscou-se identificar sob a ótica dos alunos de uma das instituições a relevância da disciplina para as organizações e para a sociedade. A pesquisa foi qualitativa exploratória, a partir das análises de conteúdo das matrizes curriculares das quatro instituições, e com pesquisa de campo aplicada a alunos de uma das instituições. O resultado demonstrou que apesar da existência das leis sobre a inserção da temática no conteúdo, uma das instituições não apresenta de forma objetiva o conteúdo, duas delas inserem em outras disciplinas e apenas uma delas apresenta como disciplina. Em relação à percepção dos discentes sobre a disciplina, todos mencionam que trouxe uma nova visão e reflexão sobre a importância da multiculturalidade para as organizações e para a sociedade.

Bibliographies de l'auteur

Antonio Aparecido de Carvalho, Faculdade São Bernardo do Campo (FASB)

Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).  Coordenador e professor do curso de graduação em Administração da Faculdade São Bernardo (FASB). 

Marco Antonio Spada, Faculdade de São Bernardo (FASB)

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Especialista em Psicologia Organizacional UNIA e em Segurança e Saúde do Trabalho pela FAAP. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Anhanguera. 

Milton Carlos Farina, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). 

Références

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Publiée
2022-05-17