EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: UM ESTUDO DIRIGIDO NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EM UMA FACULDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Abstract
A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar como a disciplina Educação Étnico Racial é aplicada pelas instituições de Ensino Superior de São Bernardo do Campo no curso de Engenharia de Produção, como objetivo específico buscou-se identificar sob a ótica dos alunos de uma das instituições a relevância da disciplina para as organizações e para a sociedade. A pesquisa foi qualitativa exploratória, a partir das análises de conteúdo das matrizes curriculares das quatro instituições, e com pesquisa de campo aplicada a alunos de uma das instituições. O resultado demonstrou que apesar da existência das leis sobre a inserção da temática no conteúdo, uma das instituições não apresenta de forma objetiva o conteúdo, duas delas inserem em outras disciplinas e apenas uma delas apresenta como disciplina. Em relação à percepção dos discentes sobre a disciplina, todos mencionam que trouxe uma nova visão e reflexão sobre a importância da multiculturalidade para as organizações e para a sociedade.
References
ARROYO, MIGUEL G. Outros sujeitos, outras pedagogias – Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Origens e evolução da formação em engenharia de produção. São Paulo. Disponível em: http://www.abepro.org.br/arquivos/websites/1/Hist.pdf. Acesso em 09 de maio de 2020.
BAZZO, WALTER ANTONIO. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. Florianópolis: da UFSC, 2006.
BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 2004. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf. Acesso em: 19/08/2018.
CAPRINI, ALDIERIS BRAZ AMORIM. Educação e diversidade étnico-racial - Jundiaí: Paco Editorial, 2016.
COUTINHO, HELOISA e DWEK, MAURICIO. Análise critica das organizações: estudos e reflexões-Rio de Janeiro: E-paper,2010.
FUSCO, JOSE PAULO ALVES. Tópicos Emergentes em Engenharia de Produção- São Paulo: Arte & Ciência, 2002.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo, Cortez, 2001.
HASENBALG, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2005.
LASTORIA, Andrea Coelho. Educação das relações étnico-raciais. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto , v. 16, n. 34, p. 275-276, Aug. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2006000200015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 11 de maio 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200015.
RODRIGUES Júnior, Emílio. Educação para as relações étnico-raciais e culturais na educação superior. Americana: Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação). UNISAL – SP. Orientador: Antônio Carlos de Miranda. Disponível em: https://unisal.br/wp-content/uploads/2017/04/Dissertac%C3%A3o_Em%C3%ADlio-Rodrigues-J%C3%BAnior.pdf. Acesso em 09 de maio de 2020.
SILVA, GLÉNIO OLIVEIRA da; SILVA, LÁZARA CRISTINA da. Educação das relações étnico-raciais em suspensão. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
SILVEIRA, MARCOS AZEVEDO. A formação do engenheiro inovador: uma visão internacional Rio de Janeiro, 2005.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).