EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: UM ESTUDO DIRIGIDO NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EM UMA FACULDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Resumen
A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar como a disciplina Educação Étnico Racial é aplicada pelas instituições de Ensino Superior de São Bernardo do Campo no curso de Engenharia de Produção, como objetivo específico buscou-se identificar sob a ótica dos alunos de uma das instituições a relevância da disciplina para as organizações e para a sociedade. A pesquisa foi qualitativa exploratória, a partir das análises de conteúdo das matrizes curriculares das quatro instituições, e com pesquisa de campo aplicada a alunos de uma das instituições. O resultado demonstrou que apesar da existência das leis sobre a inserção da temática no conteúdo, uma das instituições não apresenta de forma objetiva o conteúdo, duas delas inserem em outras disciplinas e apenas uma delas apresenta como disciplina. Em relação à percepção dos discentes sobre a disciplina, todos mencionam que trouxe uma nova visão e reflexão sobre a importância da multiculturalidade para as organizações e para a sociedade.
Citas
ARROYO, MIGUEL G. Outros sujeitos, outras pedagogias – Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Origens e evolução da formação em engenharia de produção. São Paulo. Disponível em: http://www.abepro.org.br/arquivos/websites/1/Hist.pdf. Acesso em 09 de maio de 2020.
BAZZO, WALTER ANTONIO. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. Florianópolis: da UFSC, 2006.
BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 2004. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf. Acesso em: 19/08/2018.
CAPRINI, ALDIERIS BRAZ AMORIM. Educação e diversidade étnico-racial - Jundiaí: Paco Editorial, 2016.
COUTINHO, HELOISA e DWEK, MAURICIO. Análise critica das organizações: estudos e reflexões-Rio de Janeiro: E-paper,2010.
FUSCO, JOSE PAULO ALVES. Tópicos Emergentes em Engenharia de Produção- São Paulo: Arte & Ciência, 2002.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo, Cortez, 2001.
HASENBALG, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2005.
LASTORIA, Andrea Coelho. Educação das relações étnico-raciais. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto , v. 16, n. 34, p. 275-276, Aug. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2006000200015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 11 de maio 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200015.
RODRIGUES Júnior, Emílio. Educação para as relações étnico-raciais e culturais na educação superior. Americana: Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação). UNISAL – SP. Orientador: Antônio Carlos de Miranda. Disponível em: https://unisal.br/wp-content/uploads/2017/04/Dissertac%C3%A3o_Em%C3%ADlio-Rodrigues-J%C3%BAnior.pdf. Acesso em 09 de maio de 2020.
SILVA, GLÉNIO OLIVEIRA da; SILVA, LÁZARA CRISTINA da. Educação das relações étnico-raciais em suspensão. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
SILVEIRA, MARCOS AZEVEDO. A formação do engenheiro inovador: uma visão internacional Rio de Janeiro, 2005.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).