A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES QUE ATUAM NAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE MIRACEMA DO TOCANTINS

Palavras-chave: Política Educacional. Educação do Campo. Formação de Professores.

Resumo

Este artigo intitulado, um olhar sobre a formação continuada de professores que atuam nas escolas do campo no município de Miracema do Tocantins, objetiva apresentar reflexões sobre a formação continuada dos professores das escolas rurais do município, buscou-se responder o questionamento: como a formação continuada de professores contribui no processo de ensino aprendizagem dos alunos? A pesquisa é fruto de revisão de literatura com abordagem qualitativa e vivencias do trabalho nas escolas, que são alicerçadas nos assentamentos de reforma agrária, espaço importante para o debate e superação das práticas desenvolvidas nas escolas do campo. O resultado dessa pesquisa mostra que a formação dos professores está assegurada em leis, quando aplicadas habilitam a desenvolver um trabalho focado no respeito a natureza e nas peculiaridades das populações campesinas. Além disso, apontam que os sistemas de ensino precisam discutir e reformular políticas de formação de professores específicas para as escolas das comunidades campesinas.

Biografia do Autor

Clerislene Rocha Morais Nogueira, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação pela UFT. Especialista em Educação do Campo. Professora do Sistema Municipal de Educação de Miracema.

Damião Rocha, UFT

Pós-doutor/UEPA. Doutor em Educação/UFBA. Docente do Doutorado em Educação na Amazônia - PGEDA/UFPA. Docente do PPGE/UFT. Coordenador do Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação (PPPGE/UFT).

Domingos Pereira da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/2016). Professor titular da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Madalena Varzinha Ferreira Melo Costa, Universidade Federal do Tocantins

Especialista em Educação do Campo. Foi Coordenadora Municipal de Educação do Campo em Miracema. Professora do Sistema Municipal de Educação de Miracema.

Referências

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Publicado
2020-08-03