A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES QUE ATUAM NAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE MIRACEMA DO TOCANTINS
Abstract
Este artigo intitulado, um olhar sobre a formação continuada de professores que atuam nas escolas do campo no município de Miracema do Tocantins, objetiva apresentar reflexões sobre a formação continuada dos professores das escolas rurais do município, buscou-se responder o questionamento: como a formação continuada de professores contribui no processo de ensino aprendizagem dos alunos? A pesquisa é fruto de revisão de literatura com abordagem qualitativa e vivencias do trabalho nas escolas, que são alicerçadas nos assentamentos de reforma agrária, espaço importante para o debate e superação das práticas desenvolvidas nas escolas do campo. O resultado dessa pesquisa mostra que a formação dos professores está assegurada em leis, quando aplicadas habilitam a desenvolver um trabalho focado no respeito a natureza e nas peculiaridades das populações campesinas. Além disso, apontam que os sistemas de ensino precisam discutir e reformular políticas de formação de professores específicas para as escolas das comunidades campesinas.
References
ARROYO, Miguel G. CALDART, Roseli Salete. MOLINA, Mônica Castagna. (organizadores). Por uma educação no campo. Petrópolis, RJ; Vozes, 2004.
BARBIERI, M. R.; Carvalho, C.; Uhle, A. Formação continuada dos profissionais de ensino: algumas considerações. Caderno Cedes, Campinas, n.º 36, p. 29-36, 1995.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
__________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Subsecretaria de Edições Técnicas, 1997.
__________. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
__________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96. http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%209.394-1996?OpenDocument acessado em 26/01/2011.
__________. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Secretária da Educação Continuada, Alfabetização. Diversidade e Inclusão. Secretária de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/Ministério da Educação. 2013.
CALDART, Roseli Salete. Sobre educação do campo. III Seminário do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Luziânia, Goiás, 2012. Disponível em Acesso em 13 de dez. de 2018.
CERVO, Amado Luiz. {et. al] Metodologia Cientifica. 6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
COELHO, Ildeu Moreira. Escritos sobre o sentido da escola/Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2012. Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à praticas educativa – Paulo Freire – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – [Coleção Leitura]
FERNANDES, Bernardo M; CERIOLI, Paulo R. & CALDART, Roseli S. Primeira Conferência Nacional “Por uma educação básica do campo”. Petrópolis: Vozes, 2004.
FRIEDBERG, E. O Poder e a regra: dinâmicas da ação organizada. Tradução de Armando Silva. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. 24. ed. São Paulo: Loyola, 2013.
LOCH, Clésar Luiz. CORREIA, Guilherme Silveira. A Flexibilização do Trabalho e da Gestão de Pessoas Limitadas pela Racionalidade Instrumental. Artigo. Revista de Ciências da Administração – v.6 n.12 jul/dez 2004.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
LOCATELLI, Cleomar. PIBID da UFT: o desafio de formar professore. Cleomar Locatelli; Jhon Weiner de Castro & Vânia Maria de Araújo Passos. Palmas. Nagô Editora, 2014.
MST. Linhas básicas da proposta de educação do MST para as escolas de acompanhamento e assentamentos (documentos para a discussão). Setor de Educação, São Paulo, 1990. Manuscrito.
NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).