REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS COM JOVENS ATINGIDOS POR BARRAGENS NA EDUCAÇAO DO CAMPO NO RIO DE JANEIRO
Résumé
Neste trabalho, relatamos uma pesquisa qualitativa, executada por pesquisadores e licenciandos da Universidade Federal Fluminense e realizada com o estudo sobre a oferta de Oficinas Interativas com jovens atingidos por barragens, na Ciranda Infantil do Movimento dos Atingidos por Barragens, durante o 8º Encontro Nacional, ocorrido na cidade do Rio de Janeiro em 2017. As reflexões derivam especialmente da análise e compreensão sobre a Educação do Campo e das particularidades e anseios das lutas sociais encampadas pelo MAB, em diálogo com as oficinas e seus andamentos pedagógicos. Pode-se concluir que o ensino de Ciências da Natureza pode contribuir com a Educação do Campo, fortalecendo as lutas sociais com a oferta de atividades dentro de Cirandas Infantis. O diálogo entre a Educação do Campo e as universidades também se mostrou fundamental e enriquecedor, permitindo ampliar o olhar sobre a própria formação de professores e aprofundar a compreensão sobre a educação problematizadora.
Références
ANAB - Associação dos Atingidos por Barragens. As Crianças Atingidas por Barragens e a Ciranda Infantil. São Paulo: MDA Comunicação Integrada, 2017.
__________. Retratos e Vivências das Crianças Atingidas Por Barragens: Cartilha de atividades político-pedagógicas da Ciranda Infantil. São Paulo: MDA Comunicação Integrada, 2017.
__________. Violação dos Direitos Humanos na construção de barragens. Síntese do Relatório da Comissão Especial “Atingidos por Barragens”, do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. São Paulo: MAB, 2011. Disponível em:
https://www.mabnacional.org.br/sites/default/files/relatorio_dh_2011_pt_0.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução CNE/CEB nº 01/2001. Brasília: MEC/CNE, 2002.
CALDART, R. S. O MST e a formação dos sem terra: o movimento social como princípio educativo. In Dossiê Desenvolvimento Rural. Estudos Avançados. Vol.15 no. 43, São Paulo, Set./Dez. 2001. Disponível em http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000300016. Acesso em: 10 mar. 2020.
CANDAU, V. M. Educação em Direitos Humanos no Brasil: gênese, desenvolvimento e desafios atuais. (In) PAIVA, R. A. (ORG.) Direitos Humanos em seus desafios contemporâneos. Rio de Janeiro, Editora PUC-RJ/ Editora Pallas, 2012. p. 17-34.
DELIZOICOV, D. Ensino de Física e a concepção freiriana de educação. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 85-98, dez. 1983.
FERRARI, B.; WEIMANN, G.; DENADAI, V. Guapiaçu: Um Rio (de Janeiro) Ameaçado, 2017. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=0VjZ6ro6BCk). Acesso em: 10 mar. 2020.
FREIRE, P. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_______. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
DECLARAÇÃO FINAL. II Conferência Nacional por uma Educação do Campo. Por uma política pública de educação do campo, Luziânia - GO, 2004. In Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação. UFG, 29 (2): 283-293, jul./dez. 2004. Acesso em: 10 mar. 2020.
MAIA, N.; FRANÇA, T. Acauã: Águas para vida ou para a morte?, 2015. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=fevOOCMxIHY). Acesso em: 10 mar. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).