REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS COM JOVENS ATINGIDOS POR BARRAGENS NA EDUCAÇAO DO CAMPO NO RIO DE JANEIRO

Résumé

Neste trabalho, relatamos uma pesquisa qualitativa, executada por pesquisadores e licenciandos da Universidade Federal Fluminense e realizada com o estudo sobre a oferta de Oficinas Interativas com jovens atingidos por barragens, na Ciranda Infantil do Movimento dos Atingidos por Barragens, durante o 8º Encontro Nacional, ocorrido na cidade do Rio de Janeiro em 2017. As reflexões derivam especialmente da análise e compreensão sobre a Educação do Campo e das particularidades e anseios das lutas sociais encampadas pelo MAB, em diálogo com as oficinas e seus andamentos pedagógicos. Pode-se concluir que o ensino de Ciências da Natureza pode contribuir com a Educação do Campo, fortalecendo as lutas sociais com a oferta de atividades dentro de Cirandas Infantis. O diálogo entre a Educação do Campo e as universidades também se mostrou fundamental e enriquecedor, permitindo ampliar o olhar sobre a própria formação de professores e aprofundar a compreensão sobre a educação problematizadora.

Bibliographies de l'auteur

Sonia Regina Alves Nogueira, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Física (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas). Professora Associada no Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense.

Alice Akemi Yamasaki, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação (Universidade de São Paulo). Professora Associada no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Fernanda Serpa Cardoso, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia (Universidade Federal Fluminense). Professora Adjunta no Departamento de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense.

Ana Carolina Nascimento Rangel, Universidade Federal Fluminense

Licencianda no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal Fluminense.

Giovanna Victoria de Carvalho da Silveira, Universidade Federal Fluminense

Licencianda no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense.

Références

ANAB - Associação dos Atingidos por Barragens. As Crianças Atingidas por Barragens e a Ciranda Infantil. São Paulo: MDA Comunicação Integrada, 2017.

__________. Retratos e Vivências das Crianças Atingidas Por Barragens: Cartilha de atividades político-pedagógicas da Ciranda Infantil. São Paulo: MDA Comunicação Integrada, 2017.

__________. Violação dos Direitos Humanos na construção de barragens. Síntese do Relatório da Comissão Especial “Atingidos por Barragens”, do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. São Paulo: MAB, 2011. Disponível em:

https://www.mabnacional.org.br/sites/default/files/relatorio_dh_2011_pt_0.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.

BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução CNE/CEB nº 01/2001. Brasília: MEC/CNE, 2002.

CALDART, R. S. O MST e a formação dos sem terra: o movimento social como princípio educativo. In Dossiê Desenvolvimento Rural. Estudos Avançados. Vol.15 no. 43, São Paulo, Set./Dez. 2001. Disponível em http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000300016. Acesso em: 10 mar. 2020.

CANDAU, V. M. Educação em Direitos Humanos no Brasil: gênese, desenvolvimento e desafios atuais. (In) PAIVA, R. A. (ORG.) Direitos Humanos em seus desafios contemporâneos. Rio de Janeiro, Editora PUC-RJ/ Editora Pallas, 2012. p. 17-34.

DELIZOICOV, D. Ensino de Física e a concepção freiriana de educação. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 85-98, dez. 1983.

FERRARI, B.; WEIMANN, G.; DENADAI, V. Guapiaçu: Um Rio (de Janeiro) Ameaçado, 2017. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=0VjZ6ro6BCk). Acesso em: 10 mar. 2020.

FREIRE, P. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

_______. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

DECLARAÇÃO FINAL. II Conferência Nacional por uma Educação do Campo. Por uma política pública de educação do campo, Luziânia - GO, 2004. In Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação. UFG, 29 (2): 283-293, jul./dez. 2004. Acesso em: 10 mar. 2020.

MAIA, N.; FRANÇA, T. Acauã: Águas para vida ou para a morte?, 2015. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=fevOOCMxIHY). Acesso em: 10 mar. 2020.

Publiée
2020-08-03