REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS COM JOVENS ATINGIDOS POR BARRAGENS NA EDUCAÇAO DO CAMPO NO RIO DE JANEIRO
Resumen
Neste trabalho, relatamos uma pesquisa qualitativa, executada por pesquisadores e licenciandos da Universidade Federal Fluminense e realizada com o estudo sobre a oferta de Oficinas Interativas com jovens atingidos por barragens, na Ciranda Infantil do Movimento dos Atingidos por Barragens, durante o 8º Encontro Nacional, ocorrido na cidade do Rio de Janeiro em 2017. As reflexões derivam especialmente da análise e compreensão sobre a Educação do Campo e das particularidades e anseios das lutas sociais encampadas pelo MAB, em diálogo com as oficinas e seus andamentos pedagógicos. Pode-se concluir que o ensino de Ciências da Natureza pode contribuir com a Educação do Campo, fortalecendo as lutas sociais com a oferta de atividades dentro de Cirandas Infantis. O diálogo entre a Educação do Campo e as universidades também se mostrou fundamental e enriquecedor, permitindo ampliar o olhar sobre a própria formação de professores e aprofundar a compreensão sobre a educação problematizadora.
Citas
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