CINQUENTA ANOS DE PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO BRASIL CONFLITOS E DESAFIOS
Résumé
O artigo analisa os conflitos e desafios da Pedagogia da Alternância no Brasil. Leva em consideração a prática desenvolvida ao longo de mais de cinquentas e anos e provoca reflexões sobre o caminho percorrido e os problemas atuais. Toma como metodologia a análise documental e a revisão de literatura. São apresentadas as origens da Pedagogia da Alternância, os princípios filosóficos inspiradores dos Centros de formação por Alternância e os instrumentos didáticos pedagógicos. As conclusões evidenciam que a alternância no Brasil vive um momento de crise, onde é questionada sobre o seu estatuto pedagógico. Mesmo assim, o momento é oportuno para compreender os limites e possibilidades da Pedagogia da Alternância, que se apresenta um caminho fecundo, desde que se resgatem suas origens e autenticidade didática.
Références
FICHTNER, B. et al. (Org.). Cultura, dialética e hegemonia: pesquisa em educação. 2. ed. Vitória: Edufes, 2013.
GIMONET, J-C. Da experiência pedagógica à alternativa educativa. In: BAUER, C. et al. (Org.). Pedagogias alternativas. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
______. Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Tradução de Thierry de Bughrave. Petrópolis: Vozes, 2007.
GRANEREAU, A. Le Livre de Lauzun. 9. ed. Paris: Comité d’Action, 1968.
LUCIANO, D. M. de A Jornal Folha de S. Paulo, 11 de janeiro de 1992.
MANACORDA, M. A. Aos educadores brasileiros/ entrevista concedida a Paolo Nosella; Orgs: Paolo Nosella, José C. Lombardi e Dermeval Saviani. HISTEDBR, Campinas: 2007. ISBN: 85-7731-033-7 (DVD)
NOSELLA, P. Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. 2. ed. Vitória: Edufes, 2013.
RACEFFAES. Boletim informativo, Vitória, s/autor, v.3, n.2, p.1, 2012. (Responsabilidade de RACEFFAES. E-mail: raceffaes@gmail.com).
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record: 2011.
TARIM, S. Etica e política nell’época dell’interculturalità. Critica marxista, Roma, n. 5, maio, 2010.
ZAMBERLAN, S. Viagem e Visita de Estudo. Piúma: Centro de Formação-MEPES. 1996.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).