CINQUENTA ANOS DE PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO BRASIL CONFLITOS E DESAFIOS
Abstract
O artigo analisa os conflitos e desafios da Pedagogia da Alternância no Brasil. Leva em consideração a prática desenvolvida ao longo de mais de cinquentas e anos e provoca reflexões sobre o caminho percorrido e os problemas atuais. Toma como metodologia a análise documental e a revisão de literatura. São apresentadas as origens da Pedagogia da Alternância, os princípios filosóficos inspiradores dos Centros de formação por Alternância e os instrumentos didáticos pedagógicos. As conclusões evidenciam que a alternância no Brasil vive um momento de crise, onde é questionada sobre o seu estatuto pedagógico. Mesmo assim, o momento é oportuno para compreender os limites e possibilidades da Pedagogia da Alternância, que se apresenta um caminho fecundo, desde que se resgatem suas origens e autenticidade didática.
References
FICHTNER, B. et al. (Org.). Cultura, dialética e hegemonia: pesquisa em educação. 2. ed. Vitória: Edufes, 2013.
GIMONET, J-C. Da experiência pedagógica à alternativa educativa. In: BAUER, C. et al. (Org.). Pedagogias alternativas. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
______. Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Tradução de Thierry de Bughrave. Petrópolis: Vozes, 2007.
GRANEREAU, A. Le Livre de Lauzun. 9. ed. Paris: Comité d’Action, 1968.
LUCIANO, D. M. de A Jornal Folha de S. Paulo, 11 de janeiro de 1992.
MANACORDA, M. A. Aos educadores brasileiros/ entrevista concedida a Paolo Nosella; Orgs: Paolo Nosella, José C. Lombardi e Dermeval Saviani. HISTEDBR, Campinas: 2007. ISBN: 85-7731-033-7 (DVD)
NOSELLA, P. Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. 2. ed. Vitória: Edufes, 2013.
RACEFFAES. Boletim informativo, Vitória, s/autor, v.3, n.2, p.1, 2012. (Responsabilidade de RACEFFAES. E-mail: raceffaes@gmail.com).
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record: 2011.
TARIM, S. Etica e política nell’época dell’interculturalità. Critica marxista, Roma, n. 5, maio, 2010.
ZAMBERLAN, S. Viagem e Visita de Estudo. Piúma: Centro de Formação-MEPES. 1996.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).