PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (IM) POSSIBILIDADES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LAJEADO TOCANTINS
Résumé
O artigo aborda questionamentos na área da Pedagogia da Alternância e a formação continuada para os professores da rede pública municipal de ensino do município, o objetivo geral é: conhecer a Pedagogia da Alternância e a relevância da formação continuada de professores, e as (im)possibilidades de implantação dessa metodologia de ensino na escola do campo da rede municipal de ensino de Lajeado Tocantins. Tem como questionamento: Quais as (im) possibilidades da implantação da Pedagogia da Alternância e a relevância da formação continuada de professores na rede municipal de ensino? Numa linha crítica de investigação e abordagem, adota-se a abordagem qualitativa, a realização da pesquisa utiliza-se a análise bibliográfica e documental. Ressalta-se a fragilidade educacional que perpassa o Município, sobretudo acerca do processo de implantação de novas metodologias e formação continuada de professores, haja vista que a escola se encontra no campo, mas o currículo e método utilizado são o mesmo da escola localizada na cidade.
Références
AIRES, E. G. Literatura-Arte e Formação de Professores. In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. (Orgs.). Professores e professora Formação: Poiésis e práxis. Goiânia: ed. da PUC Goiás, 2011.
ALMEIDA, M. I. e PIMENTA, S. G. Pedagogia Universitária. São Paulo. Ed, USP. 2009.
ARAÚJO, E. S,; MOURA, M. O. de. Contribuições da teoria histórico-cultural à pesquisa qualitativa sobre formação docente. In: PIMENTA, S. G.; FRANCO, M. A. S. Pesquisa em Educação. São Paulo: Edições Loyola. 2008. V 1.
BARBOSA, A. P. C. A educação ambiental no currículo da escola família agrícola. 2018. 156 f.: il. (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo- 2018. Disponível em: <http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/8400/1/tese_11884_76%20-%20Ana%20Paula%20Carvalho%20Barbosa.pdf>. Acesso em: 10/04/2020.
BEGNAMI, J. B. Formação por alternância na licenciatura em educação do campo: possibilidades e limites do diálogo com a pedagogia da alternância. 2019. 402 f., enc, il. (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação Belo Horizonte, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32692/1/Tese_Jo%c3%a3o_B_Begnami_FINAL.pdf>. Acesso em: 10/04/2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. In: CHALI, Y. S. Código Civil, código do processo civil, Constituição Federal. 6. Ed. (revista e atualizada). São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
BRASIL Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 2014. Disponível em: . Acesso em: 10/04/ 2020.
BRASIL, Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno, Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 11. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015. (Série legislação; n. 159).
BRASIL, IBGE. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/lajeado/pesquisa/23/25207?tipo=ranking>. Acesso em 10/04/2020.
FUSARI, J. C; RIOS, T. A. Formação continuada dos profissionais do ensino. In: COLARES, A. L. e MOYSÉS, M. A. A. cadernos CEDES-36 (centro de Estudos e Educação e Sociedade). Educação continuada. São Paulo, Papirus 1995.
GATTI, B. A.; et al. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos; relatório de pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Fundação Vitor Civita, 2008.
LAJEADO, Tocantins. Prefeitura Municipal de Lajeado do Tocantins-TO. Lei nº 11/93, de 03 de maio de 1993. Cria e denomina Escolas Municipais Rurais. Lajeado do Tocantins, 1993. (Documento Impresso).
LAJEADO, Tocantins. Câmara Municipal de Lajeado do Tocantins. Projeto de Lei nº 34/93, de 03 de agosto de 1993. Cria e denomina Escola Municipal na Zona Rural. Lajeado do Tocantins, 1993. Lajeado do Tocantins, 1993. (Documento Impresso).
LAJEADO, Tocantins. Prefeitura Municipal de Lajeado do Tocantins-TO. Lei nº 94/97 de 20 de outubro de 1997. Cria a Escola Municipal Juscelino Kubitschek, situada na Zona Rural. Lajeado do Tocantins, 1997. (Documento Impresso).
LAJEADO, Tocantins. Câmara Municipal de Lajeado do Tocantins. Lei complementar nº 02/2009. Dispõe sobre o plano de carreira e remuneração do magistério público do município de Lajeado, institui o respectivo quadro de cargos e dá outras providências. Lajeado Tocantins, 2009.
LAJEADO, Tocantins. Câmara Municipal de Lajeado do Tocantins. Lei nº 447/2015. Aprova o Plano Municipal de Educação do Município de Lajeado Tocantins. Lajeado-Tocantins, 2015. (Documento Impresso).
LAJEADO, Tocantins. Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Instrução normativa nº 03/2017, que dispõe sobre as orientações da composição e organização de trabalho do processo das ações de Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica do Município de Lajeado – TO. Lajeado-Tocantins, 2017. (Documento Impresso).
MARIN, A. J. Educação continuada: Introdução a uma análise de termos e concepções. In: COLARES, A. L. e MOYSÉS, M. A. A. cadernos CEDES-36 (centro de Estudos e Educação e Sociedade). Educação continuada. São Paulo, Papirus 1995.
MORAES, M. C. Histórias de vida docente: resgatando a utopia, o sonho e a esperança de ser professor. In: MORAES, M. C,; BATALLOSO, J. M.; MENDES, P. C. (Org.). Ética, docência transdisciplinar e histórias de vida: relatos e reflexões em valores éticos. Brasília: Liber, 2014.
PEREIRA, F. A. PINHO, M. J. de; PINHO, E. M. da C. A década da educação e as políticas de formação de professores: um convite à reflexão. In: Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p.104-115, jan.-jun. 2014. Material impresso, 12 p.
PINHO, M. J. Políticas de formação de professores: Intenção e realidade. Goiânia: Editora Cânone, 2007.
PRATA-LINHARES, M. M. O professor e a Formação de Professores. In: SOUZA, R. C. C. R. de. MAGALHÃES, S.e M. O. (Orgs.). Professores e professoras: Formação: Poiésia e Práxis. Goiania: ed. Da PUC Goiás, 2011.
PASSOS, V. M. de A. A Profissão docente e o curso de Pedagogia na Universidade Federal do Tocantins. Goiânia: UFG/Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).