PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (IM) POSSIBILIDADES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LAJEADO TOCANTINS
Abstract
O artigo aborda questionamentos na área da Pedagogia da Alternância e a formação continuada para os professores da rede pública municipal de ensino do município, o objetivo geral é: conhecer a Pedagogia da Alternância e a relevância da formação continuada de professores, e as (im)possibilidades de implantação dessa metodologia de ensino na escola do campo da rede municipal de ensino de Lajeado Tocantins. Tem como questionamento: Quais as (im) possibilidades da implantação da Pedagogia da Alternância e a relevância da formação continuada de professores na rede municipal de ensino? Numa linha crítica de investigação e abordagem, adota-se a abordagem qualitativa, a realização da pesquisa utiliza-se a análise bibliográfica e documental. Ressalta-se a fragilidade educacional que perpassa o Município, sobretudo acerca do processo de implantação de novas metodologias e formação continuada de professores, haja vista que a escola se encontra no campo, mas o currículo e método utilizado são o mesmo da escola localizada na cidade.
References
AIRES, E. G. Literatura-Arte e Formação de Professores. In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. (Orgs.). Professores e professora Formação: Poiésis e práxis. Goiânia: ed. da PUC Goiás, 2011.
ALMEIDA, M. I. e PIMENTA, S. G. Pedagogia Universitária. São Paulo. Ed, USP. 2009.
ARAÚJO, E. S,; MOURA, M. O. de. Contribuições da teoria histórico-cultural à pesquisa qualitativa sobre formação docente. In: PIMENTA, S. G.; FRANCO, M. A. S. Pesquisa em Educação. São Paulo: Edições Loyola. 2008. V 1.
BARBOSA, A. P. C. A educação ambiental no currículo da escola família agrícola. 2018. 156 f.: il. (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo- 2018. Disponível em: <http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/8400/1/tese_11884_76%20-%20Ana%20Paula%20Carvalho%20Barbosa.pdf>. Acesso em: 10/04/2020.
BEGNAMI, J. B. Formação por alternância na licenciatura em educação do campo: possibilidades e limites do diálogo com a pedagogia da alternância. 2019. 402 f., enc, il. (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação Belo Horizonte, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32692/1/Tese_Jo%c3%a3o_B_Begnami_FINAL.pdf>. Acesso em: 10/04/2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. In: CHALI, Y. S. Código Civil, código do processo civil, Constituição Federal. 6. Ed. (revista e atualizada). São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
BRASIL Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 2014. Disponível em: . Acesso em: 10/04/ 2020.
BRASIL, Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno, Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 11. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015. (Série legislação; n. 159).
BRASIL, IBGE. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/lajeado/pesquisa/23/25207?tipo=ranking>. Acesso em 10/04/2020.
FUSARI, J. C; RIOS, T. A. Formação continuada dos profissionais do ensino. In: COLARES, A. L. e MOYSÉS, M. A. A. cadernos CEDES-36 (centro de Estudos e Educação e Sociedade). Educação continuada. São Paulo, Papirus 1995.
GATTI, B. A.; et al. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos; relatório de pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Fundação Vitor Civita, 2008.
LAJEADO, Tocantins. Prefeitura Municipal de Lajeado do Tocantins-TO. Lei nº 11/93, de 03 de maio de 1993. Cria e denomina Escolas Municipais Rurais. Lajeado do Tocantins, 1993. (Documento Impresso).
LAJEADO, Tocantins. Câmara Municipal de Lajeado do Tocantins. Projeto de Lei nº 34/93, de 03 de agosto de 1993. Cria e denomina Escola Municipal na Zona Rural. Lajeado do Tocantins, 1993. Lajeado do Tocantins, 1993. (Documento Impresso).
LAJEADO, Tocantins. Prefeitura Municipal de Lajeado do Tocantins-TO. Lei nº 94/97 de 20 de outubro de 1997. Cria a Escola Municipal Juscelino Kubitschek, situada na Zona Rural. Lajeado do Tocantins, 1997. (Documento Impresso).
LAJEADO, Tocantins. Câmara Municipal de Lajeado do Tocantins. Lei complementar nº 02/2009. Dispõe sobre o plano de carreira e remuneração do magistério público do município de Lajeado, institui o respectivo quadro de cargos e dá outras providências. Lajeado Tocantins, 2009.
LAJEADO, Tocantins. Câmara Municipal de Lajeado do Tocantins. Lei nº 447/2015. Aprova o Plano Municipal de Educação do Município de Lajeado Tocantins. Lajeado-Tocantins, 2015. (Documento Impresso).
LAJEADO, Tocantins. Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Instrução normativa nº 03/2017, que dispõe sobre as orientações da composição e organização de trabalho do processo das ações de Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica do Município de Lajeado – TO. Lajeado-Tocantins, 2017. (Documento Impresso).
MARIN, A. J. Educação continuada: Introdução a uma análise de termos e concepções. In: COLARES, A. L. e MOYSÉS, M. A. A. cadernos CEDES-36 (centro de Estudos e Educação e Sociedade). Educação continuada. São Paulo, Papirus 1995.
MORAES, M. C. Histórias de vida docente: resgatando a utopia, o sonho e a esperança de ser professor. In: MORAES, M. C,; BATALLOSO, J. M.; MENDES, P. C. (Org.). Ética, docência transdisciplinar e histórias de vida: relatos e reflexões em valores éticos. Brasília: Liber, 2014.
PEREIRA, F. A. PINHO, M. J. de; PINHO, E. M. da C. A década da educação e as políticas de formação de professores: um convite à reflexão. In: Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p.104-115, jan.-jun. 2014. Material impresso, 12 p.
PINHO, M. J. Políticas de formação de professores: Intenção e realidade. Goiânia: Editora Cânone, 2007.
PRATA-LINHARES, M. M. O professor e a Formação de Professores. In: SOUZA, R. C. C. R. de. MAGALHÃES, S.e M. O. (Orgs.). Professores e professoras: Formação: Poiésia e Práxis. Goiania: ed. Da PUC Goiás, 2011.
PASSOS, V. M. de A. A Profissão docente e o curso de Pedagogia na Universidade Federal do Tocantins. Goiânia: UFG/Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação, 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).