FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇÃO NECESSÁRIA

Résumé

Este ensaio analisa o processo de formação continuada de professores da EPT, tendo como referência o reconhecimento da prática docente como ponto de partida do processo formativo e o ambiente escolar como espaço de formação. Constituído numa perspectiva qualitativa e dialética, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica concentrada em obras de autores como: Alvarado-Prada, Freitas TC e Freitas CA (2010), Freire (1996), Imbernón (2011), Libâneo (2004), Marcelo (2009), Moura (2008), Nóvoa (2017), Vieira JÁ, Vieira MMM e Belucar (2018) entre outros. Na sua constituição apresenta a importância da formação continuada na profissão docente, diretrizes e políticas públicas de profissionalização e espaços e ações que podem ser considerados no processo de formação. As repercussões indicam que a formação continuada de professores da EPT deve ser incentivada no ambiente escolar, com adesão voluntária, dando voz ao professor, partindo dos problemas da realidade prática de forma coletiva, tendo a pesquisa como caminho para a ação-reflexão-ação da prática docente.

Bibliographies de l'auteur

Fernanda Amaral Figueiredo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Luterana do Brasil -Ulbra (2000). Graduação em Matemática pela Universidade do Tocantins - Unitins (2010). Atualmente é professora Dedicação Exclusiva do IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte. Membro do Grupo de Pesquisa Gepisa - Grupo de Estudos e Pesquisa de Inovação e Sustentabilidade da Amazônia

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000). Especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988). Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. 

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006). Graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. 

Références

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Publiée
2021-12-16
Rubrique
Ensaios