FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇÃO NECESSÁRIA
Résumé
Este ensaio analisa o processo de formação continuada de professores da EPT, tendo como referência o reconhecimento da prática docente como ponto de partida do processo formativo e o ambiente escolar como espaço de formação. Constituído numa perspectiva qualitativa e dialética, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica concentrada em obras de autores como: Alvarado-Prada, Freitas TC e Freitas CA (2010), Freire (1996), Imbernón (2011), Libâneo (2004), Marcelo (2009), Moura (2008), Nóvoa (2017), Vieira JÁ, Vieira MMM e Belucar (2018) entre outros. Na sua constituição apresenta a importância da formação continuada na profissão docente, diretrizes e políticas públicas de profissionalização e espaços e ações que podem ser considerados no processo de formação. As repercussões indicam que a formação continuada de professores da EPT deve ser incentivada no ambiente escolar, com adesão voluntária, dando voz ao professor, partindo dos problemas da realidade prática de forma coletiva, tendo a pesquisa como caminho para a ação-reflexão-ação da prática docente.
Références
ALVARADO-PRADA, Luís Eduardo; FREITAS, Thaís Campus; FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 30, p. 367-387, maio/ago. 2010. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2464. Acesso em: 20 nov. 2019.
BARROS, Rejane Bezerra; RAMALHO, Betânia Leite; VIANA, Isabel C. Formação Pedagógica e desenvolvimento profissional de “professores bacharéis” no IFRN. 2017. Disponível em: < https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/48992/1/Rejane-Betania-Isabel-Brasil-ANPAE-Serie5%20%283%29.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federa de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2, de 1 de julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 14 nov. 2019.
______. Lei n. 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. D.O.U. 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27.8333-27.841.
______. Lei nº 13.005/2014. Aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 14 nov. 2019.
CARDOSO, Aliana Anghinoni. Professores? Sim! Os saberes docentes e os professores da Educação Profissional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/123456789/1637/1/Aliana%20Anghinoni%20Cardoso_Dissertacao.pdf. Acesso em: 14 nov. 2019.
CORREIA, Daniela Bessa de B.; BATISTA, Ana Cristina; PAIVA, Samara Yontei. O perfil de formação de professores da educação profissional que atuam em instituições privadas no RN: uma análise a partir das vozes dos docentes do eixo geral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 12, 2017. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5784. Acesso em: 08 abr. 2020.
FERREIRA, Ilane Cavalcante; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. A experiência da pesquisa na formação docente: unindo teoria à prática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. v. ,1. n. 12, 2018. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5730. Acesso em: 14 nov. 2019.
FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALINDO, Camila José; INFORSATO, Edson do Carmo. Formação continuada de professores: Impasses, contextos e perspectivas. RPGE– Revista on line de Política e Gestão Educacional, v.20, n.03, p. 463-477, 2016 ISSN: 1519-9029 DOI: http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9755. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/download/9755/6418. Acesso em: 14. nov. 2019.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011. – (Coleção questões da nossa época; v.14).
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola – Teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.
MARCELO GARCÍA, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2013/quimica_artigos/a_ident_docent_constant_desaf.pdf. Acesso em: 08 abr. 2020.
MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. v. ,1. n. 1, 2088. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf. Acesso em: 09 abr. 2010.
NÓVOA, Antonio. Desafios do trabalho e formação docente no século XXI. Youtube. 6 jun. 2017. 1h17min08s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sYizAm-j1rM. Acesso em: 10 set. 2019.
OLIVEIRA, Silvia Matsuoka. Os novos espaços da formação continuada e o papel mediador do professor inovador. In: ANDRÉ, Marli. (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016, p. 263-287.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Educação, Identidade e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2002.
PINTO, Carmem Lúcia Lascano; BARREIRO, Cristhianny Bento; SILVEIRA, Denise do Nascimento. Formação continuada de professores: Ampliando a Compreensão acerca deste conceito. 2010. v.07, n. 1. Revista Thema. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/19/19. Acesso em: 20 nov. 2019.
RIBEIRO, Thayssa Martins Moraes; BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Construção da Memória e da história da formação docente na educação profissional e tecnológica apartir das narrativas sobre o cotidiano escolar. Campinas (SP): Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 3, n. 2, p. 369-384, jul./dez. 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9298. Acesso em: 20 nov. 2019.
SANTOS, Juliana Natália; BRANCHER, Vantoir Roberto. Formação de professores da educação profissional e tecnológica – EPT e narrativas de formação: uma revisão de literatura. Acta Tecnológica v.12, nº 1, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ifma.edu.br/index.php/actatecnologica/article/view/553. Acesso em: 20 nov. 2019.
SILVA, Everson Melquíades Araújo; ARAÚJO, Clarissa Martins de. Reflexão em Paulo Freire: Uma contribuição para a formação continuada de professores. V Colóquio Internacional Paulo Freire, Recife, 19 a 22-setembro 2005. Disponível em: http://189.28.128.100/nutricao/docs/Enpacs/pesquisaArtigos/reflexao_em_paulo_freire_2005.pdf. Acesso em: 14. nov. 2019.
SILVA, Rafael Moreira da. A reunião pedagógica como espaço-tempo de formação continuada de professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Nova Cruz (2014-2016). Dissertação (Mestrado em Educação), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2018. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1604. Acesso em: 14 nov. 2019.
SOUZA, Terezinha Rosa de Aguiar; SOUZA, João Felipe. Formação profissional e perfil docente da educação profissional e tecnológica: um estudo no IFMT- Campus Paracatu. 2018. Revista Holos. Ano 34, Vol. 03. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/search. Acesso em: 14 nov. 2019.
VIEIRA, Josimar de Aparecido; VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; BELUCAR, Maria Cristina Antunes. Formação continuada de professores da educação profissional: particularidades e ações necessárias. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v.4, n.10. 2018. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/RECEI/article/download/2518/1535. Acesso em: 14 nov. 2019.
VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; CASTAMAM, Ana Sara. Formação continuada de professores da educação profissional. Regae: Ver. Gest. Aval. Educ. Santa Maria v. 2, n. 3. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/regae/article/viewFile/10668/pdf. Acesso em: 14 nov. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).