FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇÃO NECESSÁRIA
Abstract
Este ensaio analisa o processo de formação continuada de professores da EPT, tendo como referência o reconhecimento da prática docente como ponto de partida do processo formativo e o ambiente escolar como espaço de formação. Constituído numa perspectiva qualitativa e dialética, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica concentrada em obras de autores como: Alvarado-Prada, Freitas TC e Freitas CA (2010), Freire (1996), Imbernón (2011), Libâneo (2004), Marcelo (2009), Moura (2008), Nóvoa (2017), Vieira JÁ, Vieira MMM e Belucar (2018) entre outros. Na sua constituição apresenta a importância da formação continuada na profissão docente, diretrizes e políticas públicas de profissionalização e espaços e ações que podem ser considerados no processo de formação. As repercussões indicam que a formação continuada de professores da EPT deve ser incentivada no ambiente escolar, com adesão voluntária, dando voz ao professor, partindo dos problemas da realidade prática de forma coletiva, tendo a pesquisa como caminho para a ação-reflexão-ação da prática docente.
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