O FAZ DE CONTA DA INCLUSÃO
Résumé
A inclusão de alunos no ensino regular tem apresentado vários avanços. Todavia, estudos sobre a percepção dos docentes afirmam que os profissionais não estão preparados para o trabalho na perspectiva inclusiva. Assim, o objetivo do estudo foi analisar a percepção de diretores quanto ao processo de inclusão de alunos Público-alvo da Educação Especial no ensino regular. Trata-se de pesquisa qualitativa, com 44 diretoras de 44 escolas públicas, de uma cidade do interior de Minas Gerais. Os instrumentos utilizados foram a entrevista semiestruturada e o diário de campo. Os dados foram analisados sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin. Emergiram desta análise duas categorias finais. Os resultados indicam que a inclusão é uma realidade atravessada por lacunas, preocupações, incompletudes, angústia e insegurança. Tais sentimentos foram descritos como oriundos da falta de capacitação profissional e de recursos que viabilizem o trabalho docente na perspectiva inclusiva.
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