O FAZ DE CONTA DA INCLUSÃO

Resumen

A inclusão de alunos no ensino regular tem apresentado vários avanços. Todavia, estudos sobre a percepção dos docentes afirmam que os profissionais não estão preparados para o trabalho na perspectiva inclusiva. Assim, o objetivo do estudo foi analisar a percepção de diretores quanto ao processo de inclusão de alunos Público-alvo da Educação Especial no ensino regular. Trata-se de pesquisa qualitativa, com 44 diretoras de 44 escolas públicas, de uma cidade do interior de Minas Gerais.  Os instrumentos utilizados foram a entrevista semiestruturada e o diário de campo. Os dados foram analisados sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin. Emergiram desta análise duas categorias finais. Os resultados indicam que a inclusão é uma realidade atravessada por lacunas, preocupações, incompletudes, angústia e insegurança. Tais sentimentos foram descritos como oriundos da falta de capacitação profissional e de recursos que viabilizem o trabalho docente na perspectiva inclusiva.

Biografía del autor/a

Iriene Ferraz de Souza, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Psicóloga Clínica, especialista em Terapia Cognitivo-comportamental,  atua nas áreas de Educação Especial, Inclusão, Habilidades Sociais Educativas e Saúde Mental.

Cristina Andrade Sampaio, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES/MG)

Doutor em Saúde Coletiva. Professora do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros-MG.

Bárbara Carvalho Ferreira, Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM/MG)

Doutorado em Psicologia, atua nas áreas de Psicologia Escolar, Educação Especial e Inclusiva e Habilidades Sociais. Membro ANPEPP. Professora adjunta e orientadora do Programa de Pós Graduação em Ciências Humanas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) 

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Publicado
2022-08-09
Sección
Artigos