O TEXTO HISTÓRICO ENTRE A FICÇÃO E A LITERATURA
Résumé
O Presente artigo tem por objetivo fazer uma análise entre a história e a literatura. Embora a história se deparando com alguns problemas de definição e tendo a pretensão de retratar os fatos, a construção historiográfica ocorre enquanto texto. Também existe a questão da linguagem que é outro elemento delicado pois torna o texto manipulável. Este artigo pretende traçar as linhas divisórias entre a história e a literatura. Para a argumentação recorremos a teóricos como Paul Ricoeur e suas contribuições no campo da narrativa e tempo filosófico, e também teóricos como: Salvatore D’Onofrio e Umberto Eco. Foram utilizados o método histórico comparativo e as contribuições dos teóricos Anselmo Peres Alós e Sandra Nitrini. Outros como Sandra Pesavento e Ivan Teixeira foram fundamentais para a compreensão das semelhanças e diferenças entre História, tempo e narrativa literária.
Références
ALOS, Peres Anselmo. Literatura Comparada Ontem e Hoje: Campo Epistemológico de Ansiedade e Incertezas. Revista Organon: Revista do Instituto de Letras da UFRGS. Porto Alegre, v. 27, n. 52, 2012
BLOCH, Marc Leopold Benjamim. Apologia da história, ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001
BLOOM, Harold. Um mapa da desleitura. São Paulo: Imago, 2003
D’ONÓFRIO, Salvatore. Teoria do Texto 1. São Paulo: Editora Ática, 1999
ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. 2º ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005
CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada. 4.ed. São Paulo: Ática, 2006
CARVALHAL, Tânia Franco. O próprio e o alheio. Ensaios de Literatura comparada. São Leopoldo RS: Editora Unisinos, 2003
HOOPER, Silvana Seabra. Fronteiras de Literatura e História. A escrita de Sérgio Buarque de Holanda em Caminhos e Fronteiras.2007.226f. Tese (Doutoramento em Estudos Literários) - UFMG, Belo Horizonte,2007
LIMA, Luiz Costa. História. Literatura. Ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
PESAVENTO, Sandra Jatahy, História & literatura: uma velha-nova história, Nuevo Mundo Mundos Nuevos, Debates, 2006 Disponível em: https://nuevomundo.revues.org/1560 Acesso em 10 de janeiro de 2015.
NITRINI, Sandra. Literatura Comparada. História, Teoria e Crítica. 3.ed.São Paulo: Edusp,2010
RICOUER, Paul. Tempo e Narrativa tomo 1. Campinas São Paulo: Papirus Editora,1994.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa tomo III. Campinas São Paulo: Papirus, 1997.
SÜSSEKIND, Flora. O Brasil não é longe daqui: o narrador, a viagem — São Paulo: Companhia das Letras. 1990.
TEIXEIRA, Ivan. Literatura como Imaginário: introdução ao conceito de poética cultural. Revista Brasileira, Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras, Fase VII, ano X, n. 37, out. nov. dez. 2003, p. 43-67.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).