O PROGRAMA TRANSCIDADANIA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL E PROFISSIONAL DOS(AS) TRANSGÊNEROS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Résumé

O cenário mundial sobre a população transgênero tem um número alarmante de violência e práticas de preconceito que afetam diretamente a vida social, profissional e educacional do(a) Transgênero. No Brasil os números são maiores e as práticas de violência possuem número elevado em comparação aos demais países. Esse artigo resulta de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória sobre a população transgênero e a acessibilidade ao mercado de trabalho. Analisa o precoce abandono dos estudos em decorrência do estigma e preconceito no ambiente escolar e a interferência da desqualificação na busca de emprego dos profissionais transgêneros. Faz a contextualização social da população transgênero descrevendo a vulnerabilidade social que estão submetidos(as) e os estarrecedores índices de violência. Pondera sobre uma política pública implantada no Município de São Paulo denominada Transcidadania que tem como foco a inclusão dos transgêneros por intermédio da educação e a consequente inserção profissional no mercado de trabalho.

Bibliographies de l'auteur

Vanessa Ester Ferreira Nunes, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes.

Cristina Schmidt Silva Portéro, UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

Pós-doutora pela Cátedra UNESCO/Umesp. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

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Publiée
2020-04-24