O PROGRAMA TRANSCIDADANIA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL E PROFISSIONAL DOS(AS) TRANSGÊNEROS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Resumen

O cenário mundial sobre a população transgênero tem um número alarmante de violência e práticas de preconceito que afetam diretamente a vida social, profissional e educacional do(a) Transgênero. No Brasil os números são maiores e as práticas de violência possuem número elevado em comparação aos demais países. Esse artigo resulta de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória sobre a população transgênero e a acessibilidade ao mercado de trabalho. Analisa o precoce abandono dos estudos em decorrência do estigma e preconceito no ambiente escolar e a interferência da desqualificação na busca de emprego dos profissionais transgêneros. Faz a contextualização social da população transgênero descrevendo a vulnerabilidade social que estão submetidos(as) e os estarrecedores índices de violência. Pondera sobre uma política pública implantada no Município de São Paulo denominada Transcidadania que tem como foco a inclusão dos transgêneros por intermédio da educação e a consequente inserção profissional no mercado de trabalho.

Biografía del autor/a

Vanessa Ester Ferreira Nunes, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes.

Cristina Schmidt Silva Portéro, UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

Pós-doutora pela Cátedra UNESCO/Umesp. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

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Publicado
2020-04-24