SERVIÇO PÚBLICO E A CAPITAL DOS CONCURSOS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA CATEGORIA CONCURSEIRO NO DISTRITO FEDERAL
Résumé
O artigo analisa, a partir da categoria “concurseiro”, práticas sociais e discursos alinhados com o individualismo e competitividade que impactam jovens-adultos na região de Brasília. Nesse sentido, procura compreender de que forma a expansão dos concursos, especialmente entre 2002 e 2016, contribuiu para defesa do serviço público ao mesmo tempo em que fortaleceu ideologias neoliberais de meritocracia e “empreendedorismo” individual. Ao final, propõe a defesa do ingresso no serviço público como possível instrumento democrático de ascensão social das classes menos favorecidas, timidamente contempladas com as atuais políticas de cotas.
Références
ALBRECHT, Pricila; KRAWULSKI, Edite. Concurseiros e a busca por um emprego estável: reflexões sobre os motivos de ingresso no serviço público. Cadernos de psicologia social do trabalho, 2011.
ARRUDA, Lindaura; BELLINI, Marta. Representações sociais: teoria, procedimentos metodológicos e educação ambiental. Acta Scientiarum Human and Social Sciences, 2011.
BRASIL, CODEPLAN – Companhia de Planejamento do Distrito Federal. Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios do Distrito Federal - PDAD/DF, 2015.
_______, Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.
_______, IPEA - Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, Ocupação no Setor Público Brasileiro: tendências recentes e questões em aberto. Brasília, 2011.
CHAUÍ, Marilena. O que é a nova ultra direita? Outras Palavras, 2019.
GOHN, Maria. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, 2006.
GROS, Denise. Institutos liberais, neoliberalismo e políticas públicas na Nova República. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 2000.
LARAIA, Roque. Candangos e pioneiros. Departamento de Antropologia, Universidade de Brasília, 1996.
LEHER, Roberto. Apontamentos para Análise da correlação de forças na educação brasileira: em prol da frente democrática. Educação & Sociedade. Campinas, 2019.
MARTINS, Ananda. As ações de resistência urbana e a habitação: a luta pelo direito à cidade em Brasília/DF. Revista Espaço e Geografia, 2016.
NOGUEIRA, Bruno. Concurseiros: motivos e métodos para ingressar no serviço público. 113 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
NUNES, Brasilmar. Brasília na rede das cidades globais: apontando uma tendência. Sociedade e Estado. Brasília, 2014.
POULANTZAS, N. O Estado, o poder e nós. In: BALIBAR, E. et al. O Estado em Discussão. Lisboa: Edições 70, 1981.
VENCO, Selma. Terceirização nos tempos do cólera: o amor do setor público à precariedade. Argumentos Pró-Educação. Campinas, 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).