SERVIÇO PÚBLICO E A CAPITAL DOS CONCURSOS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA CATEGORIA CONCURSEIRO NO DISTRITO FEDERAL

Palavras-chave: Educação brasileira. Políticas públicas. Concurso público. Meritocracia. Cotas.

Resumo

O artigo analisa, a partir da categoria “concurseiro”, práticas sociais e discursos alinhados com o individualismo e competitividade que impactam jovens-adultos na região de Brasília. Nesse sentido, procura compreender de que forma a expansão dos concursos, especialmente entre 2002 e 2016, contribuiu para defesa do serviço público ao mesmo tempo em que fortaleceu ideologias neoliberais de meritocracia e “empreendedorismo” individual.  Ao final, propõe a defesa do ingresso no serviço público como possível instrumento democrático de ascensão social das classes menos favorecidas, timidamente contempladas com as atuais políticas de cotas.

Biografia do Autor

Walace Roza Pinel, Doutorando em Educação pela FE/PPGE/UnB

Doutorando e Mestre em Educação pela UnB. Especialista em Psicopedagogia, Licenciado em Pedagogia e Graduando em História. Pesquisador do Grupo de Pesquisas Consciência e Pós-Populares (CAPES/CNPq). Atualmente, Professor de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Professor Bolsista-Tutor do Cead/UnB e Professor Tutor da Faculdade Cerrado. Foi Professor da FASOL em 2019, Professor Efetivo EBTT do IFG/Luziânia em 2018, Professor Tutor da UniLasalle em 2018, Professor Bolsista-Tutor do IFB entre 2017 e 2018 e Bolsista CAPES/CNPq no Proeja-Transiarte em 2016. Áreas de Pesquisa: Metodologia Científica; Educação de Jovens e Adultos; Educação em Prisões; Educação Popular; Educação e Trabalho; e, Religiosidades.

Erlando da Silva Reses, Professor Associado FE/PPGE/UnB

Professor Associado da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Pós-doutorando na Universidade de Londres (SOAS-Faculdade de Estudos Orientais e Africanos) e Doutor em Sociologia com pesquisa na área de Sociologia do Trabalho e da Educação. Mestre em Sociologia com pesquisa na área de Sociologia no Ensino Médio. Bacharel em Sociologia com estudo na área de Sociologia Política e Licenciado em Ciências Sociais, todos os títulos pela Universidade de Brasília (UnB).Foi professor de Sociologia na Educação Básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Materialismo Histórico-Dialético e Educação (CONSCIÊNCIA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (GEPT) do Instituto de Ciências Sociais (ICS)/Departamento de Sociologia da UnB. Coordenador de Programas de Extensão de Democratização do Acesso à Educação Superior: FORMANCIPA (Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior) e Pós-Populares - Democratização do Acesso à Universidade Pública pelo Chão da Pesquisa. Coordenador de Projeto de Extensão sobre Democratização do Acesso ao Livro e a Leitura (LeiA - Leitura e Ação Lúdico-Pedagógica com Crianças). Coordenador de Programa de Extensão sobre Preservação da Memória da Educação de Jovens e Adultos (Centro de Memória Viva - Documentação e Referência em Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Movimentos Sociais do DF). Tem experiência na área de Sociologia; Políticas Públicas de Educação; Currículo; Epistemologias; Formação de Professores; Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Ensino de Sociologia; Ensino Médio; Metodologia da Pesquisa; Educação em Direitos Humanos, Educação em Prisões, Gênero, Raça e Classe.

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Publicado
2020-05-07