INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DA LOUSA DIGITAL INTERATIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Résumé

Este trabalho tem como objetivo analisar como a Lousa Digital Interativa (LDI) media as intervenções pedagógicas no processo de alfabetização. Metodologicamente, o artigo foi desenvolvido através de uma pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, aplicando-se o procedimento da pesquisa bibliográfica, que subsidiaram toda a contextualização teórica; a partir de Bozza, Kenski, Piaget, Saviani, Souza, entre outros; estes fundamentaram a nossa pesquisa fazendo uma ponte entre a teoria e a prática. Além do estudo de campo, a partir da abordagem qualitativa, com o método a Pesquisa Participante no desenvolvimento de intervenções pedagógicas no processo de alfabetização através da tecnologia da LDI. Os resultados obtidos evidenciam que os alunos (as) são protagonistas em atividades práticas individuais ou em grupo e com excelente interação entre eles. Conclui-se que as intervenções pedagógicas através da LDI contribuíram para o aprendizado e aprimoramento da alfabetização dos alunos.

Bibliographies de l'auteur

Advanusia Santos Silva de Oliveira, Universidade Tiradentes (UNIT)

Bolsista pelo Programa de Apoio Institucional à Pós-Graduação Stricto Sensu (PROCAPS/UNIT) no Doutorado em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT) Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC/UNIT).  

Henrique Nou Schneider, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), na área de Mídia e Conhecimento. Atualmente é professor da Universidade Federal de Sergipe e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. É avaliador de cursos de graduação junto ao INEP/MEC. É Presidente do Comitê Gestor da Rede COMEP/RNP em Sergipe (Rede MetroAju). Foi Coordenador do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (COMFOR/MEC/UFS) de 2014 a 2016. Tem experiência na área
de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática educativa, interface humano-computador, banco de dados, engenharia de software, sociologia e filosofia da Internet, educação e educação a distância.

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Publiée
2022-05-17