REFLEXÕES ACERCA DOS PROCESSOS EDUCATIVOS SOB A ÓTICA DAS PRÁTICAS CULTURAIS
Résumé
O homem move-se e constitui-se no horizonte da cultura por meio de sua participação nas mais diversas comunidades culturais e de aprendizagem que se transformam continuamente, assim como os próprios sujeitos. Este estudo, de natureza bibliográfica, está ancorado na perspectiva sociocultural e tem como propósito problematizar o fato de que a compreensão do desenvolvimento humano deve deslocar-se de uma abordagem do desenvolvimento individual para o estudo de como os sujeitos se desenvolvem como participantes em comunidades culturais, visto que a mente e os processos educativos se constituem num ambiente sócio e culturalmente constituído e compartilhado. A partir desta compreensão, conclui-se que uma nova dimensão educativa vem à luz: não é porque existem condicionantes culturais que os sujeitos submeter-se-ão a eles sem algum tipo de reação. Existe um espaço cultural no qual os sentidos são transformados, reelaborados e produzidos a partir de parâmetros que pertencem ao ambiente dos sujeitos envolvidos.
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