REFLEXÕES ACERCA DOS PROCESSOS EDUCATIVOS SOB A ÓTICA DAS PRÁTICAS CULTURAIS

Abstract

O homem move-se e constitui-se no horizonte da cultura por meio de sua participação nas mais diversas comunidades culturais e de aprendizagem que se transformam continuamente, assim como os próprios sujeitos. Este estudo, de natureza bibliográfica, está ancorado na perspectiva sociocultural e tem como propósito problematizar o fato de que a compreensão do desenvolvimento humano deve deslocar-se de uma abordagem do desenvolvimento individual para o estudo de como os sujeitos se desenvolvem como participantes em comunidades culturais, visto que a mente e os processos educativos se constituem num ambiente sócio e culturalmente constituído e compartilhado. A partir desta compreensão, conclui-se que uma nova dimensão educativa vem à luz: não é porque existem condicionantes culturais que os sujeitos submeter-se-ão a eles sem algum tipo de reação. Existe um espaço cultural no qual os sentidos são transformados, reelaborados e produzidos a partir de parâmetros que pertencem ao ambiente dos sujeitos envolvidos.

Author Biographies

Ricardo Cocco, UFSM Câmpus Frederico Westphalen

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – Câmpus Frederico Westphalen/RS.

Flávia Eloisa Caimi, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2006). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999). Graduada em História pela Universidade de Passo Fundo (1986). Professora Titular do PPGEdu da Universidade de Passo Fundo.

Rosenei Cella, Universidade da Fronteira Sul - Câmpus Chapecó

Bacharel em Ciências Contábeis pela Unoesc (1995), Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2003). Especialista em Letras - Língua e Literatura de Língua Inglesa (2005) e Letras - Língua e Literatura de língua portuguesa (2009). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2010), na linha de pesquisa Políticas Educacionais. Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2019).

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Published
2020-05-07