PENSANDO OS LIMITES E OS DESAFIOS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Résumé
Trata-se da resenha do livro “No palco da infância: movimento, ritmo e expressão corporal na Educação Infantil”, organizado pelas professoras Ida Carneiro Martins e Roberta Gaio. Um conjunto de textos é apresentado observando os limites e desafios ao se explorar o movimento nas aulas de Educação Infantil. O livro dispõe de uma compilação de temas transversais ao contexto do trabalho pedagógico na infância que contempla tanto a Educação Física quanto à Pedagogia, de maneira a demonstrar potencial no sentido de se tornar um profícuo material de estudo para professores e acadêmicos.
Références
AYOUB, Eliana. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista Educação Física, São Paulo, supl.4, p. 53-60, 2001.
CAVALARO, Adriana Gentilin; MULLER, Verônica Regina. Educação Física na Educação Infantil: uma realidade almejada. Educar em Revista, [S.l.], v. 25, n. 34, p. p. 241-250, ago. 2009.
MARTINS, Ida Carneiro; GAIO, Roberta. (Org.). No palco da infância: movimento, ritmo e expressão corporal na Educação Infantil. Curitiba: CRV, 2017.
MELLO, André da Silva et al. A educação infantil na Base Nacional Comum Curricular: pressupostos e interfaces com a Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 130-149, set. 2016.
MOURA, Diego Luz; COSTA, Kamilla Ribeiro Nunes; ANTUNES, Marcelo Moreira. Educação Física e Educação Infantil: uma análise em seis periódicos nacionais. Pensar a Prática, [S.l.], v. 19, n. 1, mar. 2016.
RODRIGUES, Rogério. A educação infantil e os (im)possíveis enlaces no campo escolar: os enredos na passagem entre o brincar, o aprender e o educar. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 102-112, set. 2015.
SAYÃO, Débora. Educação Física na Educação infantil: Riscos conflitos e controvérsias. Motrivivência, n. 13, p. 221-236, 1999.
______. Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à educação infantil e à educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p. 55-67, jan. 2002.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).