PENSANDO OS LIMITES E OS DESAFIOS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Educação Infantil. Infância.

Resumo

Trata-se da resenha do livro “No palco da infância: movimento, ritmo e expressão corporal na Educação Infantil”, organizado pelas professoras Ida Carneiro Martins e Roberta Gaio. Um conjunto de textos é apresentado observando os limites e desafios ao se explorar o movimento nas aulas de Educação Infantil. O livro dispõe de uma compilação de temas transversais ao contexto do trabalho pedagógico na infância que contempla tanto a Educação Física quanto à Pedagogia, de maneira a demonstrar potencial no sentido de se tornar um profícuo material de estudo para professores e acadêmicos.

 

Biografia do Autor

Graciele Pereira Lemos, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação Física escolar pela Universidade de Brasília, professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Jonatas Maia da Costa, Universidade de Brasília

Licenciado em Educação Física pela Universidade de Brasília (2003). Especialista em Teoria e Método da Pesquisa em Ed. Física (UnB/2005), Mestre em Educação Física (UnB/2010) e Doutor em Educação (UnB/2016). Foi professor da educação básica da rede pública e privada do Distrito Federal durante dez anos e professor universitário na esfera privada trabalhando nos cursos de Pedagogia e Educação Física. Em 2010 e 2011 atuou na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG), lecionando disciplinas no campo do esporte. Em 2012 passou a atuar na Faculdade de Educação Física da UnB, onde é hoje Professor Adjunto II, trabalhando principalmente com a Prática de Ensino. É coordenador do curso de licenciatura da FEF/UnB desde 2016. É professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UnB e também do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física Escolar em Rede (PROEF). No âmbito da pesquisa tem desenvolvido projetos de investigação em teoria e prática pedagógica em Educação Física no contexto da Escola, do Esporte e da Saúde Pública.

Referências

AYOUB, Eliana. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista Educação Física, São Paulo, supl.4, p. 53-60, 2001.

CAVALARO, Adriana Gentilin; MULLER, Verônica Regina. Educação Física na Educação Infantil: uma realidade almejada. Educar em Revista, [S.l.], v. 25, n. 34, p. p. 241-250, ago. 2009.

MARTINS, Ida Carneiro; GAIO, Roberta. (Org.). No palco da infância: movimento, ritmo e expressão corporal na Educação Infantil. Curitiba: CRV, 2017.

MELLO, André da Silva et al. A educação infantil na Base Nacional Comum Curricular: pressupostos e interfaces com a Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 130-149, set. 2016.

MOURA, Diego Luz; COSTA, Kamilla Ribeiro Nunes; ANTUNES, Marcelo Moreira. Educação Física e Educação Infantil: uma análise em seis periódicos nacionais. Pensar a Prática, [S.l.], v. 19, n. 1, mar. 2016.

RODRIGUES, Rogério. A educação infantil e os (im)possíveis enlaces no campo escolar: os enredos na passagem entre o brincar, o aprender e o educar. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 102-112, set. 2015.

SAYÃO, Débora. Educação Física na Educação infantil: Riscos conflitos e controvérsias. Motrivivência, n. 13, p. 221-236, 1999.

______. Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à educação infantil e à educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p. 55-67, jan. 2002.

Publicado
2020-06-23