TICWAY: UMA METODOLOGIA DE ENSINO AUXILIADA POR TECNOLOGIA
Résumé
Este artigo é um dos resultados do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFTO Campus Palmas, cujo objetivo foi a partir de uma avaliação diagnóstica frente a métodos tradicionais de ensino-aprendizagem oportunizar aos estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Informática para internet, integrado ao Ensino Médio em 2019 mecanismos de estudos mediados por Tecnologia de Informação e Comunicação. Como materiais para a realização deste estudo utilizou-se da: sala de aula, laboratórios; Ambiente Virtual de Aprendizagem; celulares; computadores dentre outros. O transcurso metodológico pautou-se por uma pesquisa exploratória, de campo; com abordagem quanti-qualitativa utilizando-se questionários via googleforms. A análise dos dados foi realizada por meio da interpretação hipotético-dedutiva. Os resultados obtidos demonstram aspectos que levam a uma reflexão-ação do fazer pedagógico perpassando as etapas do Planejamento, Execução, Avaliação, Recuperação/Complementação e Registro. As reflexões finais ratificam a importância da utilização das tecnologias, porém estas devem ser complementares ao que é realizado em sala de aula presencialmente. Constatou-se que o Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula é classificado como sendo interativo e colaborativo, porém sua dinamicidade não deve ser dissociada do papel exercido pelo professor. Por fim propôs como produto educacional uma sequência didática como metodologia de ensino para profissionais da educação especificamente professores que almejem utilizar essas tecnologias no processo de complementação de estudos à atividade presencial.
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