CRIAÇÃO DE DESENHOS E FOTOGRAFIAS POR CRIANÇAS EM CONTEXTOS DE PESQUISA NA CIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO CENTRAL DE SÃO PAULO
Résumé
Este artigo apresenta o processo de construção metodológica com a utilização do desenho e da fotografia com crianças na pesquisa de mestrado “Caminhar, Fotografar, Desenhar: experiências com crianças na Praça da República (SP)”. A pesquisa buscava compreender os usos e apropriações do espaço urbano por crianças na cidade, contribuindo para o campo dos Estudos da Infância e para a inserção das experiências infantis nos debates atuais sobre a produção do espaço das cidades. Contou com a participação de um agrupamento de 28 crianças de 5 anos em uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada na região central de São Paulo. Este artigo narra o percurso em campo, os contextos em que foram propostas criações dos desenhos e das fotografias e as reflexões sobre a cidade derivadas dessa experiência. Observa-se que a opção por tal abordagem metodológica possibilitou uma descoberta e apropriação da cidade pelas crianças durante o próprio percurso da pesquisa.
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