CRIAÇÃO DE DESENHOS E FOTOGRAFIAS POR CRIANÇAS EM CONTEXTOS DE PESQUISA NA CIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO CENTRAL DE SÃO PAULO
Abstract
Este artigo apresenta o processo de construção metodológica com a utilização do desenho e da fotografia com crianças na pesquisa de mestrado “Caminhar, Fotografar, Desenhar: experiências com crianças na Praça da República (SP)”. A pesquisa buscava compreender os usos e apropriações do espaço urbano por crianças na cidade, contribuindo para o campo dos Estudos da Infância e para a inserção das experiências infantis nos debates atuais sobre a produção do espaço das cidades. Contou com a participação de um agrupamento de 28 crianças de 5 anos em uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada na região central de São Paulo. Este artigo narra o percurso em campo, os contextos em que foram propostas criações dos desenhos e das fotografias e as reflexões sobre a cidade derivadas dessa experiência. Observa-se que a opção por tal abordagem metodológica possibilitou uma descoberta e apropriação da cidade pelas crianças durante o próprio percurso da pesquisa.
References
AZEVEDO, Ana. Desenho e antropologia: recuperação histórica e momento atual. Cadernos de Arte e Antropologia, vol. 5, n.2, p. 15-32, 2016
BARBOSA, Maria Carmem S. Culturas infantis: contribuições e reflexões. Rev. Diálogo Educ., Curitba, v. 14, n. 43, p. 645-667, seT./dez. 2014
CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Gustavo Gili, 2016.
_________________. Caminhar e Parar. São Paulo: Gustavo Gili, 2017
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994
CORSARO, William A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 443-464, Maio/Ago. 2005
GOBBI, Marcia A. Imaginação, culturas e fontes documentais em desenhos de meninas e meninos da Educação Infantil brasileira. Studi sulla formazione, 2014, pag. 151-16
___________________. Entre a casa, a rua e a escola: o que o menino viu? Itinerários de uma criança em São Paulo. Revista Teias Estudos da infância - diálogos contemporâneos v. 19, n. 52, jan./mar.: 2018
GODOLPHIN, Nuno. A fotografia como recurso narrativo: problemas sobre apropriação da imagem enquanto mensagem antropológica. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 1, n. 2, p. 161-185, jul./set. 1995
GURAN, Milton. Considerações sobre a constituição e a utilização de um corpus fotográfico na pesquisa antropológica. Discursos fotográficos, Londrina, v.7, n.10, p.77-106, jan./jun. 2011
___________________. Identidade Agudá espelhada no tempo: fotografia como instrumento de pesquisa social – um relato de experiência. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém, v. 9, n. 2, p. 557- 565, maio-ago. 2014
KOSSOY, Bóris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
KUSCHNIR, Karina. Desenhando cidades. Sociologia & Antropologia, v.02, n.4, p.295-314. 2012
______________________. A antropologia pelo desenho. Experiências visuais e etnográficas. Cadernos de Arte e Antropologia, v.5, n.2, p. 5-13, 2016
LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991
_______________ A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: fev.2006
MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. RBCS, vol. 17 n. 49 junho/2002
MÜLLER, Fernanda. Retratos da Infância na Cidade de Porto Alegre. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007
NASCIMENTO, Nayana Brettas. A Cidade (Re)criada pelo Imaginário e Cultura Lúdica das Crianças: um estudo em sociologia da infância. Dissertação (Mestrado) Instituto de Estudos da Criança, Universidade do MInho. Portugal, 2009.
NOVAES, S. C. Imagem, magia e imaginação: desafios ao texto antropológico. Mana, v. 14, n. 2, p. 455–475, 2008.
_____________. As relações entre Antropologia e imagem Entre a harmonia e a tensão : v. 20, p. 9–26, 2009.
______________. A construção de imagens na pesquisa de campo em Antropologia. Iluminuras, Porto Alegre, v.13, n.31, p.11-29, jul./dez. 2012
SAMAIN, Etienne. As Imagens não são bolas de sinuca. Como pensam as imagens. In SAMAIN, Etienne (org) Como pensam as imagens. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012
SARAIVA, Marina Rebeca de Oliveira. A fábula da metrópole: a cidade do ponto de vista de crianças moradoras de condomínios fechados de luxo. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP: 2009.
URIARTE, Urpi Montoya. Olhar a Cidade. Ponto Urbe , v.13 2013
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).