AVALIAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO PARA CRIANÇAS COM ATRASO NO DESEMPENHO INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA
Résumé
O presente artigo apresenta pesquisa, fundamentada no paradigma da complexidade, que buscou avaliar a eficácia de software educativo no desenvolvimento da consciência fonológica (CF) e no desempenho inicial em leitura e escrita (LE) em escolares com defasagem escolar em LE. Participaram trinta escolares de nove a doze anos, dezessete no grupo controle (GC) e treze no grupo experimental (GE), do 3° e 4º ano do ensino fundamental público. Os resultados sugerem estreita relação entre CF e desempenho em LE entre escolares com o perfil da pesquisa. Não houve, na comparação entre pré e pós-teste, diferença estatisticamente significativa entre os grupos, porém, matematicamente o GE apresentou maior ganho nos resultados, tanto em CF quanto em LE. Entre os participantes do GE, aqueles que mais fizeram uso do software em avaliação apresentaram melhor desempenho em leitura e escrita na comparação entre pré e pós-teste (r=0,672; p=0,012).
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