AVALIAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO PARA CRIANÇAS COM ATRASO NO DESEMPENHO INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA
Abstract
O presente artigo apresenta pesquisa, fundamentada no paradigma da complexidade, que buscou avaliar a eficácia de software educativo no desenvolvimento da consciência fonológica (CF) e no desempenho inicial em leitura e escrita (LE) em escolares com defasagem escolar em LE. Participaram trinta escolares de nove a doze anos, dezessete no grupo controle (GC) e treze no grupo experimental (GE), do 3° e 4º ano do ensino fundamental público. Os resultados sugerem estreita relação entre CF e desempenho em LE entre escolares com o perfil da pesquisa. Não houve, na comparação entre pré e pós-teste, diferença estatisticamente significativa entre os grupos, porém, matematicamente o GE apresentou maior ganho nos resultados, tanto em CF quanto em LE. Entre os participantes do GE, aqueles que mais fizeram uso do software em avaliação apresentaram melhor desempenho em leitura e escrita na comparação entre pré e pós-teste (r=0,672; p=0,012).
References
ALBANO, E. C. Uma introdução à dinâmica em fonologia. Revista da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística, Natal, nº 2, p.1-31, ago. 2012.
ALMEIDA JÚNIOR, A. T.; PELOSI, A. C. A categorização como sistema adaptativo complexo no processamento da leitura: fluxo dos atratores no mundo bíblico. ANTARES: Letras e Humanidades. Caxias do Sul, v. 10, n. 20, mai./ago. 2018.
ANDRADE, O. V. C. A.; ANDRADE, P. E.; CAPELLINI, S. A. Modelo de resposta à intervenção: como identificar e intervir com crianças de risco para os transtornos de aprendizagem. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial, 2014.
BAIA, M. F. A. Os Templates no Desenvolvimento Fonológico: O caso do Português Brasileiro. Tese de doutorado. FFLCH USP, 2013.
BAIA, M. F. A.; CORREIA, S. A auto-organização na emergência da fonologia: templates na aquisição do português brasileiro e europeu. ReVEL, v. 14, n. 27, 2016.
BECKER, S., WOESSMANN, L.. Was Weber wrong? A human capital theory of protestant economic history. The Quarterly Journal of Economics, vol. 124, n. 2, p. 531596, 2009.
BRADLEY L.; BRYANT P.E. Rhyme and Reason in Reading and Spelling. University of Michigan Press, Ann Arbor, MI. 1985.
BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Comissão de Educação e Cultura. Grupo de trabalho Alfabetização infantil: os novos caminhos - Relatório final. Brasília, 2003.
CAMPBELL, D. T.; STANLEY, J. C. Delineamentos experimentais e quase-experimentais de pesquisa. São Paulo: E.P.U.: EDUSP, 1979.
CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F. C. Efeitos do treino de consciência fonológica em crianças com baixo nível sócio-econômico. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre , v. 13, n. 1, 7-24, 2000.
CARDOSO-MARTINS, C. Awareness of phonemes and alphabetic literacy acquisition. British Journal of Educational Psychology, 61, 164-173. 1991.
CRISTÓFARO-SILVA, T.; GUIMARÃES, D. O. A aquisição da linguagem falada e escrita: o papel da consciência linguística. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 3, p. 316-323, jul./set. 2013.
DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Editora Penso, 2012.
FERREIRA, G. D. P. O papel da Child-directed Speech no desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas e não gêmeas: a emergência de templates/ Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPGLin, Vitória da Conquista – BA, 2018.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. 4 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
GESTA - Galeria de Estudos e Avaliação de Iniciativas Públicas. Principais causas da Evasão escolar. 2017. Disponível em: http://gesta.org.br/fator/deficit-de-aprendizagem/ Acessado em: 13 de setembro de 2018.
GUARESI, R. Alfabetização e letramento: é possível qualificar o ensino de língua moderna no Brasil? / 1.ed. – Curitiba, PR: CRV, 2017.
GUARESI, R. Legere. Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512018051657-2, data de registro: 13/09/2018, título: "Legere", Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. 2018.
GUARESI, R. Repercussões de descobertas neurocientíficas ao ensino da escrita. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 23, n. 41, p. 51-62, jan./jun. 2014.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2017. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pesquisa/10070/64506?ano=2017 > Acesso em: 26 ago. 2018.
KUJALA, T., et al. Plastic neural changes and reading improvement caused by audiovisual training in readin-impaired children. PNAS, v. 98, n. 18, p. 10509- 10514, agosto, 2001.
LAIDLAW, L. Reinventing curriculum: a complex perspective on literacy and writing. Nova Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2005.
LAMPRECHT, R.; et al. Aquisição fonológica do Português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.
LARSEN-FREEMAN, D. Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics, v. 18, n. 2, p. 141-165, 1997.
LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex systems and Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008.
LEFFA, V. J. ReVEL na Escola: Ensinando a língua como um sistema adaptativo complexo. ReVEL, v. 14, n. 27, 2016.
MALUF, M. R. Todos podem aprender a ler: crianças em risco por pobreza. In: MALUF, M. R.; SANTOS, M. J. (org.) Ensinar a ler: das primeiras letras à leitura fluente. Curitiba: CRV, 2017. p. 105 -114.
MANGUEIRA, M. C. B. R. GUARESI, R. O reconhecimento visual da palavra no processo de aprendizagem inicial da leitura numa abordagem dinamicista. Domínios de Linguagem (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) - v. 9, n. 5 - ISSN 1980-5799. Dez. 2015.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
MARTINS, A. C. A emergência de dinâmicas complexas em aulas on-line e face a face. In: PAIVA, V. L. M. O. e DO NASCIMENTO, M (eds.), Sistemas adaptativos complexos: lingua(gem) e aprendizagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2009. p. 149-171.
MERCER, S. Towards a complexity-informed pedagogy for language learning. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 13, n. 2, p. 375-398, 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbla/v13n2/aop0613.pdf> Acesso em: 10 out. 2018.
MORAIS, J. Criar Leitores para uma sociedade democrática. Rev. Signo [ISSN 1982-2014]. Santa Cruz do Sul, v. 38, Especial, p. 2-28, jul. dez. 2013.
__________. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.
PAIVA, V. M. Linguagem e aquisição de segunda língua na perspectiva dos sistemas complexos In: BURGO, V. H.; FERREIRA, E. F.; STORTO, L. J. Análise de textos falados e escritos: aplicando teorias. Curitiba: Editora CRV, 2014. p. 71-86.
____________. Modelo fractal de aquisição de línguas In: BRUNO, F.C. (Org.) Reflexão e Prática em ensino/aprendizagem de língua estrangeira. São Paulo: Editora Clara Luz, 2005. p. 23-36.
PAIVA, V. L. M. O.; NASCIMENTO, M. (orgs.) Sistemas Adaptativos Complexos: língua(gem) e aprendizagem. Pontes Editores, Campinas–SP, 2011.
PEREIRA, A. “Leitura e Desenvolvimento de Funções Executivas”. Palestra preferida na IV Jornada de Alfabetização, com o tema “Neurociência Aplicada ao Ensino Inicial da Leitura e da Escrita”, promovido pela UESB no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Vitória da Conquista, no dia 02 de Março de 2018.
RICHARDSON, U.; LYYTINEN, H. The GraphoGame Method: The Theoretical and Methodological Background of the Technology-Enhanced Learning Environment for Learning to Read. Human Technology: An Interdisciplinary Journal on Humans in ICT Environments, v. 10, n. 1, p. 39–60, 2014.
SCHULTZ, T. W. O Capital Humano: investimentos em educação e pesquisa. Tradução de Marco Aurélio de Moura Matos. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
SILVA, J. C.; GUARESI, R. Software de reeducação indicado a estudantes do ciclo da alfabetização com dificuldades de aprendizado em leitura e escrita. 3a Jornada Internacional de Alfabetização. Os processos de alfabetização e a igualdade de oportunidades. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). 2017.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n.25, jan.-abr./2004.
THELEN, E.; SMITH, L. B. A dynamic systems approach to the development of cognition and action. Cambridge,MA: MITPress. 1994.
_________. Dynamic Systems Theories. In. DAMON, W.; LERNER, R. M. Theoretical models of human development. Handbook of Child Psychology. New York: Wiley, 2006, p. 258-312.
VETROMILLE-CASTRO, R. Considerações sobre grupos em ambientes virtuais de aprendizagem como sistemas complexos. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte , v. 8, n. 1, p.211-234, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982008000100010&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 13 Dez. 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).