DA SALA DE AULA AO YOUTUBE: AS JUVENTUDES E SEUS MODOS DE APRENDER EM (NA) REDE

Résumé

Este artigo discute nossa pesquisa realizada no mestrado profissional em Educação da UFT sobre o uso do Youtube para aprendizagem dos conteúdos da graduação pelos alunos da Faculdade Católica Dom Orione. O objetivo geral desse trabalho foi identificar se e como os alunos usam o Youtube para aprendizagem dos conteúdos da graduação. A pesquisa do tipo exploratória, com abordagem quali-quantitativa, teve, como técnicas de coleta de dados, questionário, com perguntas abertas e fechadas, que foi disponibilizado no formato Google Forms, e observação sistemática. Constatamos que a maioria dos alunos se utiliza dos vídeos do Youtube para aprender, complementar, aprimorar e aprofundar seus conhecimentos, para esclarecer dúvidas, fixar o conteúdo e reforçar o aprendizado, ter contato com outras fontes e outras didáticas de ensino. Traz como reflexão a necessidade de aproximação com metodologias educomunicativas e com a mudança de postura de todos os agentes envolvidos na educação frente ao universo da cibercultura, marcado pela centralidade das tecnologias digitais.

Bibliographies de l'auteur

Wellington Holanda Morais Júnior, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação (PPPGE-UFT). Especialista em Português Jurídico (Processus/DF) e Graduado em Direito (CEUB). 

Marluce Zacariotti, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação (PUC/GO) e Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Professora do curso de Jornalismo e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins. 

Références

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Publiée
2020-04-24