DA SALA DE AULA AO YOUTUBE: AS JUVENTUDES E SEUS MODOS DE APRENDER EM (NA) REDE

Resumen

Este artigo discute nossa pesquisa realizada no mestrado profissional em Educação da UFT sobre o uso do Youtube para aprendizagem dos conteúdos da graduação pelos alunos da Faculdade Católica Dom Orione. O objetivo geral desse trabalho foi identificar se e como os alunos usam o Youtube para aprendizagem dos conteúdos da graduação. A pesquisa do tipo exploratória, com abordagem quali-quantitativa, teve, como técnicas de coleta de dados, questionário, com perguntas abertas e fechadas, que foi disponibilizado no formato Google Forms, e observação sistemática. Constatamos que a maioria dos alunos se utiliza dos vídeos do Youtube para aprender, complementar, aprimorar e aprofundar seus conhecimentos, para esclarecer dúvidas, fixar o conteúdo e reforçar o aprendizado, ter contato com outras fontes e outras didáticas de ensino. Traz como reflexão a necessidade de aproximação com metodologias educomunicativas e com a mudança de postura de todos os agentes envolvidos na educação frente ao universo da cibercultura, marcado pela centralidade das tecnologias digitais.

Biografía del autor/a

Wellington Holanda Morais Júnior, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação (PPPGE-UFT). Especialista em Português Jurídico (Processus/DF) e Graduado em Direito (CEUB). 

Marluce Zacariotti, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação (PUC/GO) e Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Professora do curso de Jornalismo e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins. 

Citas

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Publicado
2020-04-24