CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: BENEFÍCIOS E CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Maria de Lourdes Soares da Silva Unitins
  • Francisca da Silva Feitosa Unitins
  • Janine da Silva Mota Unitins

Résumé

O presente artigo apresenta o uso da Contação de história na Educação Infantil e suas contribuições para a construção do conhecimento através do ato de ouvir ou ler histórias. Tendo em vista a importância do ato de contar histórias, justifica-se tal proposta pela necessidade de identificar se os docentes a utilizam como recurso didático na sua prática pedagógica, uma vez que tal prática possibilita o desenvolvimento da aprendizagem oral, escrita, cultural, social, afetiva, cognitiva e ética do indivíduo. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se estudo bibliográfico e pesquisa de campo amparada em uma abordagem quali-quantitativa de natureza descritivo-exploratória com as professoras da Educação Infantil de uma escola da rede municipal de Araguatins – TO. Os resultados apontam que todas as professoras utilizam a contação de histórias nas atividades educativas e que possuem habilidades e afinidades para trabalhar com crianças. Verificou-se, no entanto, que é preciso que o professor aprimore a prática de contação de histórias. Para aprofundamento teórico utilizou-se Antunes (2007), Abramovich (2009), Sousa e Feba (2011), entre outros.

Bibliographies de l'auteur

Maria de Lourdes Soares da Silva, Unitins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins. Atualmente é professora da Educação Infantil da rede municipal em Araguatins.

Francisca da Silva Feitosa, Unitins

Graduada em Pedagogia e Administração. Atualmente é Professora do Ensino Fundamental no Município de Palestina do Pará, atuou como Professora Especialista no Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Tocantins no período fevereiro de 2016 a dezembro de 2018 e como secretária acadêmica Faculdade Integrada de Araguatins - FAIARA, mantida pela Fundação Educacional do Bico do Papagaio - FEBIP de março de 2011 a fevereiro de 2018.

Janine da Silva Mota, Unitins

Especialista em Didática Universitária e História, Cultura Afro-Brasileira. Graduada em História pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA (2001). Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Tocantins -UFT (2018), possui MBA em Gestão Pública. Tem experiência na área de gestão, tendo exercido a função de Diretora e Coordenadora acadêmica. Possui experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, também já atuou nas modalidades EJA (professora) e Educação a Distância (como tutora UAB/Unitins). Atua no Ensino Superior desde 2007, nos cursos de Pedagogia, Letras e Administração, com atividades na docência, coordenação e na realização de projetos de extensão entre outros. Como professora, trabalhou principalmente as disciplinas: Política Educacional, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Didática, Tecnologias Educacionais, TCC e Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso.

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Publiée
2020-02-04