CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: BENEFÍCIOS E CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
O presente artigo apresenta o uso da Contação de história na Educação Infantil e suas contribuições para a construção do conhecimento através do ato de ouvir ou ler histórias. Tendo em vista a importância do ato de contar histórias, justifica-se tal proposta pela necessidade de identificar se os docentes a utilizam como recurso didático na sua prática pedagógica, uma vez que tal prática possibilita o desenvolvimento da aprendizagem oral, escrita, cultural, social, afetiva, cognitiva e ética do indivíduo. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se estudo bibliográfico e pesquisa de campo amparada em uma abordagem quali-quantitativa de natureza descritivo-exploratória com as professoras da Educação Infantil de uma escola da rede municipal de Araguatins – TO. Os resultados apontam que todas as professoras utilizam a contação de histórias nas atividades educativas e que possuem habilidades e afinidades para trabalhar com crianças. Verificou-se, no entanto, que é preciso que o professor aprimore a prática de contação de histórias. Para aprofundamento teórico utilizou-se Antunes (2007), Abramovich (2009), Sousa e Feba (2011), entre outros.
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