PROPONDO PRÁTICAS DE ENSINO DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA PARA CRIANÇAS INDÍGENAS

  • Simara de Sousa Muniz Universidade Federal do Tocantins
  • Francisco Edviges Albuquerque Universidade Federal do Tocantins
  • Severina Alves de Almeida Universidade Federal do Tocantins

Résumé

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de linguagem oral e escrita para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola indígena em que as crianças só aprendem o português ao ingressar na escola. Para fundamentar a proposta, nos valemos dos estudos de Albuquerque no conjunto de sua bibliografia. Além desse utilizamos o Referencial Curricular Indígena (RCNEI) (BRASIL, 1998) e a Referencial Curricular para a Educação Infantil RCNEI INFANTIL. V. 3 (BRASIL, 1998a); Sousa (2004). Para atingir nossos objetivos, estamos realizando uma pesquisa sociolinguística e etnográfica, colaborativa e crítica a partir das teorias de Ezpeleta e Rockwell (1989), Erickson (1984). Esta proposta é direcionada para alfabetização de crianças indígenas e faz parte de minha pesquisa de doutorado, a qual vem se realizando no âmbito das pesquisas do Laboratório de Línguas Indígenas – LALI, da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Bibliographies de l'auteur

Simara de Sousa Muniz, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura – PPGL da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína-TO. Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura – UFT (2017). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2014). Atualmente é professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins, câmpus de Araguatins. 

Francisco Edviges Albuquerque, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor Associado Nível I da Universidade Federal do Tocantins - UFT, câmpus de Araguaína-TO. Atualmente é Coordenador do Programa do Observatório da Educação UFT/CAPES/INEP, Edital 049/2012, Projeto 11395. Coordenador do Laboratório de Línguas Indígenas - LALI/Araguaína-TO. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas com Povos Indígenas – NEPPI-Araguaína-TO. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território- PPGCult, da Universidade Federal do Tocantins, atuando nos cursos de Doutorado e Mestrado. Professor do Curso de Mestrado Profissional em Letras -PROFLETRAS/UFT- Câmpus de Araguaína-TO. 

Severina Alves de Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutoranda na Universidade Federal do Tocantins-UFT pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e de Literatura PPGL (2019). Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília UnB (2015). Mestre em Letras: Ensino de Língua e de Literatura/PPGL (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins UFT (2009). É Professora Titular da Faculdade de Ciências do Tocantins-FACIT desde 2016. É Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da FACIT; Editora Chefe da Revista Facit Business and Technology Journal, indexada com Qualis B1. Atua como pesquisadora em Educação Indígena vinculada ao Laboratório de Línguas Indígenas da Universidade Federal do Tocantins. Pesquisadora vinculada à Faculdade da UnB de Planaltina (FUP) nas áreas de Sociolinguística, Letramento e Educação do Campo. É pesquisadora em Educação Indígena atuando junto à Sociedade Apinajé desde 2008. Tem expressiva produção teórica com publicada de livros, capítulos de livros, revistas digitais e anais de eventos nacionais e internacionais. 

Références

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. A Educação Escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural. Projeto de Pesquisa do Observatório da Educação Indígena Apinayé. CAPES/UFT. 2010.

_____________, Francisco Edviges. A Educação Escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural. Projeto de Pesquisa do Observatório da Educação Indígena Krahô. CAPES/UFT. 2013.

_____________, Francisco Edviges; Ana Rosa Salvador Apinayé; Maria Célia Dias de Sousa Apinayé. O Ensino de Língua Materna nas Escolas Apinayé de Mariazinha e São José. In: Educação escolar indígena e diversidade cultural / Francisco Edviges Albuquerque; Severina Alves de Almeida, organizadores. – Goiânia: Ed. América, 2012. 369 p.: 22 cm.

ALMEIDA, Severina Alves de. A Educação Escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural: Um Estudo Sociolinguístico das Aldeias São José e Mariazinha. Dissertação de Mestrado. UFT - Universidade Federal do Tocantins. Araguaína: 2011. Disponível: www.uft.edu.br/letras.

BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998a. 3v.: il.

HILDA, Bárbara. Atividades para desenvolver a leitura e a escrita na Educação Infantil. 30/06/2009. Disponível: http://reconstruindoconhecimentos.blogspot.com.br.

MUNIZ, Simara de Sousa. Educação escolar indígena no estado do Tocantins: uma trajetória histórica do curso de capacitação ao curso de formação do magistério indígena. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) do Programa de Pós Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura – PPGL da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína-TO, 2017.

PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança. 4.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. Edição eletrônica: Ed Ridendo Castigat Mores. 1984.

Publiée
2019-11-11