PROPONDO PRÁTICAS DE ENSINO DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA PARA CRIANÇAS INDÍGENAS
Résumé
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de linguagem oral e escrita para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola indígena em que as crianças só aprendem o português ao ingressar na escola. Para fundamentar a proposta, nos valemos dos estudos de Albuquerque no conjunto de sua bibliografia. Além desse utilizamos o Referencial Curricular Indígena (RCNEI) (BRASIL, 1998) e a Referencial Curricular para a Educação Infantil RCNEI INFANTIL. V. 3 (BRASIL, 1998a); Sousa (2004). Para atingir nossos objetivos, estamos realizando uma pesquisa sociolinguística e etnográfica, colaborativa e crítica a partir das teorias de Ezpeleta e Rockwell (1989), Erickson (1984). Esta proposta é direcionada para alfabetização de crianças indígenas e faz parte de minha pesquisa de doutorado, a qual vem se realizando no âmbito das pesquisas do Laboratório de Línguas Indígenas – LALI, da Universidade Federal do Tocantins – UFT.
Références
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. A Educação Escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural. Projeto de Pesquisa do Observatório da Educação Indígena Apinayé. CAPES/UFT. 2010.
_____________, Francisco Edviges. A Educação Escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural. Projeto de Pesquisa do Observatório da Educação Indígena Krahô. CAPES/UFT. 2013.
_____________, Francisco Edviges; Ana Rosa Salvador Apinayé; Maria Célia Dias de Sousa Apinayé. O Ensino de Língua Materna nas Escolas Apinayé de Mariazinha e São José. In: Educação escolar indígena e diversidade cultural / Francisco Edviges Albuquerque; Severina Alves de Almeida, organizadores. – Goiânia: Ed. América, 2012. 369 p.: 22 cm.
ALMEIDA, Severina Alves de. A Educação Escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural: Um Estudo Sociolinguístico das Aldeias São José e Mariazinha. Dissertação de Mestrado. UFT - Universidade Federal do Tocantins. Araguaína: 2011. Disponível: www.uft.edu.br/letras.
BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998a. 3v.: il.
HILDA, Bárbara. Atividades para desenvolver a leitura e a escrita na Educação Infantil. 30/06/2009. Disponível: http://reconstruindoconhecimentos.blogspot.com.br.
MUNIZ, Simara de Sousa. Educação escolar indígena no estado do Tocantins: uma trajetória histórica do curso de capacitação ao curso de formação do magistério indígena. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) do Programa de Pós Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura – PPGL da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína-TO, 2017.
PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança. 4.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. Edição eletrônica: Ed Ridendo Castigat Mores. 1984.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).